A produção de vídeos digitais como uma possibilidade de prática avaliativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0301

Palavras-chave:

vídeos digitais, prática avaliativa, estágio docência, imagem pública da matemática

Resumo

O objetivo deste ensaio sobre vídeos como forma de avaliação é apresentar a produção de vídeos digitais como uma possibilidade de prática avaliativa em cursos de licenciatura. A partir da experiência no estágio docência desenvolvido pelo Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES) da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro/SP, vivenciamos junto a uma turma do curso de Matemática da referida instituição, a experiência de acompanhar o desenvolvimento da produção de vídeos com conteúdos matemáticos pelos alunos e posterior apresentação das produções, sendo que as mesmas foram avaliadas e compuseram a nota final da disciplina. Como resultados, destacamos a participação, criatividade e engajamento dos alunos no processo da produção de vídeos. Consideramos que, mais que uma forma de avaliação, essa atividade demonstra a importância do modo como conteúdos matemáticos podem ser apresentados, bem como da constituição da aprendizagem matemática pelos alunos ao participar de coletivos de aprendizagem, além de esta prática proporcionar o papel de modificar a imagem pública da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, M. Pesquisa em educação matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, março, p. 18-23, mar. 1993.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking. United States of America: Springer, 2005.

BORBA, M.C.; D’ÁMBRÓSIO, U. ZDM Mathematics Education, [s. l.], v. 42, p. 271-279, 2010. DOI 10.1007/s11858-010-0261-x.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula:

diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a distância online. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

BORBA, M. C., VILLARREAL, M., SOUTO, G. El futuro de la educación matemática a partir del COVID 19: humanos-con-medios o humanos-con-cosas-no-vivientes. Revista De Educación Matemática, [s. l.], v. 36, n. 3, p. 5-27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33044/revem.36050. Acesso em: 14 fev. 2024.

BORBA, M.C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educ Stud Math, [s. l.], v. 108, p. 385-400, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 14 fev. 2024.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; JUNIOR, N. R. C. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

BURIASCO, R. L. C. Sobre avaliação e educação matemática. [S. l.], 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6606514/mod_resource/content/1/MAT1500_Avaliacao_Buriasco.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

D’AMBRÓSIO, U.; BORBA, M. C. Dynamics of change of matemática education in Brazil and a scenario of current research. ZDM Mathematics Education, [s. l.], v. 42, p. 271-279, 2010.

DOMINGUES. N. S. Festival de vídeos digitais e educação matemática: uma complexa rede de sistemas seres-humanos-com-mídias. 2020. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2020.

FEREIRA, P. E. A; BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita em matemática: um recurso à avaliação como prática de investigação. Revista de Educação Matemática (REMat), São Paulo, v. 19, p. 01-15, 2022. Edição Especial: Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática.

FERREIRA, A. L. A; FELCHER, C. D. O. Festivais de vídeos digitais e educação matemática: contribuições, aprendizagens e reflexões. In: BORBA, M. C; XAVIER, J. F.; SCHÜNEMANN, T. A. (orgs.) Educação matemática: múltiplas visões sobre tecnologias digitais. São Paulo: ed. Livraria da Física, 2023. p. 79-100.

NEVES, L. X. Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em matemática da UAB. 2020. 304 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2020.

MENDES, O. M. Avaliação formativa no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, I. P. A.; NAVES, M. L. P. (orgs.) Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, 2005. p. 175-197.

NASCIMENTO, T. ; SANDIM, G. ; CHIARI, A. S. S. Avaliação com produções de vídeos em uma disciplina de cálculo I: possibilidades de escuta, autoria e colaboração. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16., 2022, Campo Grande. Anais [...]. [S. l.]: Sesemat, 2022. v. 1.

OECHSLER, V. Comunicação multimodal: produção de vídeos em aulas de matemática. 2018. 311 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.

SILVA, S. R. P. Vídeos de conteúdo matemático na formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.

SILVA, S. R. P.; JAVARONI, S. L.; BORBA, M. C. A produção de vídeos na disciplina de estágio supervisionado em um curso de matemática a distância. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 3, p. 188-224, maio 2019.

SOUZA, L. D.; ALMEIDA, F. A.; BARD, L. A.; CANCELA, L. B. Os desafios enfrentados pelos professores no processo de avaliação no ensino superior. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 7, n. 16, p. 59- 66, set./dez. 2018.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

SCHÜNEMANN, Tiele Aquino; BORBA, Marcelo de Carvalho. A produção de vídeos digitais como uma possibilidade de prática avaliativa. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0301, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0301. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0301. Acesso em: 13 nov. 2024.