Quando a produção de vídeos movimenta a sala de aula de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0112Palavras-chave:
tecnologia digital, produção de vídeos, multimodalidadeResumo
Como estudantes da escola pública expressam conteúdos matemáticos por meio de vídeo digital? Essa pergunta promoveu reflexões acerca da produção ‘Números complexos’, elaborada por estudantes do Ensino Médio, a qual analisamos à luz da multimodalidade, além de ter conduzido a investigação apoiada na abordagem qualitativa. Para tal, narramos andanças de um personagem da escola pública que chamamos de Chico, destacamos algumas de suas memórias e elencamos trechos da música de Pitty. Os dados sugerem que a realização da atividade se associa a uma vivência ‘totalmente diferente da sala de aula comum’, algo ‘interessante’ para os estudantes, que exigiu atenção, organização, criatividade e espontaneidade. Em nosso entendimento, as manifestações desses estudantes anunciam que o engajamento na atividade de produção de vídeo possibilitou aprendizagens, o aprofundamento de temas, a reunião de grupos, assim como o reconhecimento de que a tecnologia digital aproxima pessoas e desempenha ‘um papel importantíssimo’ nas redes de ensino.
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