Vídeos digitais para o ensino de geometria com o apoio da malha quadriculada: relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0106

Palavras-chave:

produção de vídeo, geometria, malha quadriculada, anos Iniciais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência acerca da elaboração de vídeos digitais para o ensino de geometria com o apoio da malha quadriculada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo sido realizada uma intervenção em uma escola pública de Maceió, no quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os vídeos foram produzidos pela professora e disponibilizados no ambiente virtual como recurso digital de aprendizagem para turmas envolvidas. Os vídeos abordam o ensino de geometria, tendo como objeto de conhecimento a ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes. E como habilidade (EF05MA18) “reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais”. Com isso, apontamos que os vídeos proporcionam uma aprendizagem que envolvam a criatividade e a possibilidade para ressignificar os conceitos de geometria, que emergem de temas e ambientes do cotidiano do aluno, promovendo um maior envolvimento e engajamento nas aulas de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, M. Educação matemática crítica: uma reflexão sobre as práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.

BORBA, M.; SCUCUGLIA, R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M.; SOUTO, D. L. P; CANEDO JUNIOR, N. da R. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação, São Paulo: ECA-Ed. Moderna, v. [2], p. 27-35, jan./abr. de 1995.

OLIVEIRA, C.A. Estratégias didáticas nos processos de ensino e de aprendizagem em matemática no mundo digital virtual em 3D Open Sim. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, 2015.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

PORTELA, Márcia da Silva Santos; OLIVEIRA, Carloney Alves de. Vídeos digitais para o ensino de geometria com o apoio da malha quadriculada: relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0106, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0106. Acesso em: 7 dez. 2024.