Produção de vídeos digitais na Educação Matemática: uma proposta para o ensino de Probabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0102

Palavras-chave:

produção de vídeos, tecnologias digitais, educação matemática, probabilidade

Resumo

As mídias digitais estão presentes de forma gradativa na vida das pessoas, as mensagens de texto, as imagens, áudios e vídeos são utilizados com frequência. Nesse cenário, os vídeos digitais têm um lugar singular, por apresentarem estímulos audiovisuais que fomentam a comunicação e favorecem maior interesse daqueles que os assistem. O objetivo do presente estudo consiste em analisar os aspectos da produção de vídeos por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, que oferecem contribuições ao processo de ensino e aprendizagem sobre a temática de Probabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada e quanto aos procedimentos apresenta os pressupostos teóricos de uma pesquisa-ação. A investigação foi desenvolvida por estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao técnico de uma escola técnica localizada na cidade de São Paulo. Foram produzidos dez vídeos, após análise, os resultados indicam que para além das habilidades em fazer uso adequado das tecnologias digitais, a produção de vídeos digitais exige a autoria dos alunos, requer pesquisa e ação participativa em seu processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viggiane. A pesquisa em Educação Matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, [Ponta Grossa], v. 5, n. 2, p. 15-26, 2012.

BORBA, Marcelo de Carvalho; OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [Ponta Grossa], v. 11, n. 2, p. 391 -423, 2018.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. [Belo Horizonte]: Autêntica Editora, 2019.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil da Rocha. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. [Belo Horizonte]: Autêntica Editora, 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Brasília, DF: INEP, [2009?]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 11 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-organizacional/orgaos-especificos-singulares/secretaria-de-educacao-profissional/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 11 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 25 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 fev. 2024.

BRITO, Gícia Cavalcante de; SANTOS, Ernani Martins. Cartilha digital navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC. Revista BOEM, [Florianópolis], v. 11, e0119, 2023. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24819. Acesso em 01 set. 2024.

DOMINGUES, Nilton Silveira. Festival de vídeos digitais e educação matemática: uma complexa rede de sistemas seres-humanos-com-mídias. 2020. 279 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2020.

FONTES, Bárbara Cunha. Vídeo, comunicação e educação matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em matemática da educação a distância. 2019. 187 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LENARES, Emanoel Conceição. Tecnologia móveis: o uso do aplicativo GeoGebra no aprendizado de conceitos de matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 99 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGEn, Vitória da Conquista, 2022.

KLEIMAN, Angela Bustos; MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos. Letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 15, p. 1- 20, 2018.

OLIVEIRA, Luana Pedrita Fernandes de. Paulo Freire e a produção de vídeos em educação matemática: uma experiência nos anos finais do Ensino Fundamental. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Unesp, Rio Claro, 2018.

SANTOS, Maria Eliane Vasconceos; PEREIRA, Kariston. AnimAção - guia para produção de vídeo com técnicas de animação. Revista BOEM, [Florianópolis], v. 11, e0102, 2023.

SANTOS, Renan Pereira; SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANT’ANA, Irani Parolin. Produção de vídeos digitais em educação matemática: um olhar sobre teses e dissertações. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 10, n. 29, p. 01-18, 2023.

SOUSA, Rosangela Pereira; CARVALHO, Raquel Leal. Educação e pandemia: os desafios para o ensino de língua portuguesa. Dialogia, São Paulo, n. 46, p. 1-11, 2023.

TEIXEIRA, Jaylson; DINIZ, Leandro do Nascimento. Contribuições da produção de vídeos para o ensino de matemática. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6. n. 3, p. 125-145, 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2022.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Políticas de tecnologia na educação no Brasil: visão histórica e lições aprendidas. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 28, n. 94, p. 1-35, 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

MEIRELES, Sílvia Mourão; SCHIMIGUEL, Juliano. Produção de vídeos digitais na Educação Matemática: uma proposta para o ensino de Probabilidade. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0102. Acesso em: 21 nov. 2024.