Construção do conceito de integral definida em um ambiente de análise de modelos com uso de tecnologias digitais

Autores

  • Emanuel Rodrigues Kapczynski Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática
  • Beatriz Helena Cordal Bueno Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática
  • Débora da Silva Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0004

Palavras-chave:

seres humanos com mídias, modelagem matemática, tecnologias digitais, pensamento matemático avançado, cálculo integral

Resumo

O presente estudo é de cunho qualitativo e tem como pano de fundo a proposta de um ambiente de aprendizagem de Análise de Modelos com uso de Tecnologias Digitais para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Seu objetivo é analisar potencialidades do referido ambiente para o desenvolvimento de processos de pensamento matemático avançado, a partir de uma tarefa que visava orientar os estudantes em uma análise de um modelo para o movimento retilíneo uniformemente variado, a fim de trabalhar o conceito de integral definida com uso dos softwares Modellus e GeoGebra. Para tanto, foram analisadas as transcrições de discussões de uma das duplas participantes de um curso de extensão ofertado em uma universidade federal em 2019. Tal análise identificou potencialidades do ambiente proposto relacionadas aos processos de transitar entre representações mentais, traduzir e generalizar, no qual as tecnologias utilizadas tiveram um papel fundamental, assim como o design das tarefas.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

KAPCZYNSKI, Emanuel Rodrigues; BUENO, Beatriz Helena Cordal; SOARES, Débora da Silva. Construção do conceito de integral definida em um ambiente de análise de modelos com uso de tecnologias digitais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0004, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19753. Acesso em: 4 dez. 2024.