Construção do conceito de integral definida em um ambiente de análise de modelos com uso de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0004Palavras-chave:
seres humanos com mídias, modelagem matemática, tecnologias digitais, pensamento matemático avançado, cálculo integralResumo
O presente estudo é de cunho qualitativo e tem como pano de fundo a proposta de um ambiente de aprendizagem de Análise de Modelos com uso de Tecnologias Digitais para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Seu objetivo é analisar potencialidades do referido ambiente para o desenvolvimento de processos de pensamento matemático avançado, a partir de uma tarefa que visava orientar os estudantes em uma análise de um modelo para o movimento retilíneo uniformemente variado, a fim de trabalhar o conceito de integral definida com uso dos softwares Modellus e GeoGebra. Para tanto, foram analisadas as transcrições de discussões de uma das duplas participantes de um curso de extensão ofertado em uma universidade federal em 2019. Tal análise identificou potencialidades do ambiente proposto relacionadas aos processos de transitar entre representações mentais, traduzir e generalizar, no qual as tecnologias utilizadas tiveram um papel fundamental, assim como o design das tarefas.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática na Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 104 p.
BORBA, M...; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.
DOERR, H. M.; WOOD, T. Pesquisa-Projeto (design research): aprendendo a ensinar Matemática. In: BORBA, Marcelo C. (Org.). Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 113-128.
DREYFUS, T. Advanced mathematical thinking processes. In: TALL, D. Advanced mathematical thinking. Dordrecht: Kluwer, 2002. p. 25-41.
EISENBERG, T. Functions and associated learning difficulties. In: TALL, D. Advanced mathematical thinking. Dordrecht: Kluwer, 2002. p. 25-41.
FRANCHI, R H. O. L. Cursos de Cálculo: uma proposta alternativa. Temas & Debates,
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano VIII, n. 6, 39-43, 1995.
JAVARONI, S. L. ; SOARES, D. S. Modelagem Matemática e Análise de Modelos Matemáticos na Educação Matemática. Acta Scientiae (ULBRA), v. 14, p. 260-275, 2012.
KAPUT, J. Teaching and learning a new algebra with understanding. In: FENNEMA, E. ROMBERG, T.A.(Orgs.), Mathematics classrooms that promote understanding. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum. 1999. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/DA/DA-TEXTOS/Kaput_99AlgUnd.pdf> Acesso em: 15 fev. 2021.
RASMUSSEN, C.; MARRONGELLE, K.; BORBA, M. C. Research on calculus: what do we know and where do we need to go? ZDM - The International Journal on Mathematics Education (Berlin. Print), v. 46, p. 507-515, 2014.
SOARES, D. S. Uma Abordagem Pedagógica Baseada na Análise de Modelos para alunos de Biologia: qual o papel do software? 2012. 341 folhas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2012.
SOARES, D. S. Model Analysis with Digital Technology: A “Hybrid Approach”. In: Gloria Ann Stillman; Werner Blum; Maria Salett Biembengut. (Org.). Mathematical Modelling in Education Research and Practice: Cultural, Social and Cognitive Influences (ICTMA 16). 1ed.New York: Springer, 2015, v.1, p. 453-463.
SOARES, D. S.; BORBA, M. C. The role of software Modellus in a teaching approach based on model analysis. ZDM - The International Journal on Mathematics Education (Berlin. Print), v. 46, p. 575-587, 2014.
SOARES, D. S.; VIER, G. Os Diálogos em um Ambiente de Análise de Modelos e Tecnologias: queda de um objeto com resistência do ar. Educere et Educare, v. 12, p. 1, 2017a.
SOARES, D. S.; VIER, G. Students’ dialogues in study of the Definite Integral based on analysis of a physical model with technology. In: 11a Delta Conference, 2017, Gramado. Proceedings of 11a Delta Conference. Lajeado, RS e Rio Claro, SP: Univates e Unesp, 2017b. p. 1-21.
TALL, D. Students Difficulties in Calculus. Proceeding of Working Group 3 on Students’ Difficulties in Calculus. ICME-7, Québec, Canada, p. 13-28, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.