Algumas reflexões sobre os impactos sofridos pelos sistemas didáticos em tempos de pandemia

Autores

  • Jany Santos Souza Goulart Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luiz Marcio Santos Farias Universidade Federal da Bahia-UFBA
  • Claudiano Goulart Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021163

Palavras-chave:

Sistemas Didáticos, Funções Didáticas, Teoria Antropológico do Didático, Pandemia

Resumo

Neste artigo, convidamos o leitor a refletir sobre as transformações a que foram submetidos os Sistemas Didáticos - SD em tempos de confinamento social. As argumentações são construídas a partir da noção de Sistemas Didáticos Principais – SDP atrelados aos Sistemas Didáticos Auxiliares – SDA e aos Sistemas Didáticos Induzidos – SDI, face às repercussões desencadeadas pelas funções didáticas: cronogênese, mesogênese e topogênese, presentes no seio da Teoria Antropológica do Didático – TAD, em contexto pandêmico. Assim, o estudo objetiva apontar caminhos que despertem um olhar diferenciado sobre o cenário educacional emergente que se desenhou por meio de um trânsito abrupto da Educação Presencial para os entretons de um Ensino Remoto. Os direcionamentos metodológicos do trabalho assumem uma vertente teórica descritiva inspirada em uma teleaula do projeto Escola em Casa do Distrito Federal - DF vinculada às inquietações que reverberam na esfera midiática. Enquanto proposta de intervenção, acreditamos que o momento se apresenta como oportuno para a elaboração de Projetos de Estudo e Pesquisa que contemplem a integração família-escola.

Biografia do Autor

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia-UFBA

Doutor em Didática da Matemática pela Université de Montpellier II, (UM2). Professor do Instituto de
Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor da Faculdade de Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Salvador, Bahia, Brasil

Claudiano Goulart, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Matemática - UnB. Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenador do Curso de Especialização em Matemática, Departamento de Ciências Exatas, Feira de Santana, Bahia, Brasil

 

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

GOULART, J. S. S.; FARIAS, L. M. S.; GOULART, C. Algumas reflexões sobre os impactos sofridos pelos sistemas didáticos em tempos de pandemia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 163-175, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021163. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19103. Acesso em: 30 nov. 2021.