Contribuições da Modelagem Matemática para o desenvolvimento de ações de motivação e engajamento no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08152020037Resumo
Neste artigo apresentamos parte uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo desenvolver, aplicar e investigar uma proposta de ensino de Matemática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que utilizou Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Móveis como estratégia para o ensino de Matemática no Ensino Médio. Neste texto o foco foi analisar as contribuições do desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na perspectiva as Educação Matemática para o desenvolvimento e promoção de ações de motivação e engajamentos dos alunos na disciplina. A estratégia pedagógica utilizada baseou-se na utilização de atividades de Modelagem Matemática e de dispositivos móveis. Trata-se de uma pesquisa com características qualitativas que utilizou a metodologia de pesquisa Design Based Research, e teve como público alvo os alunos de duas turmas do primeiro ano de um Instituto Federal em Minas Gerais. A análise dos dados e a discursão dos resultados aconteceram tendo como referência as contribuições da Modelagem Matemática para a promoção e desenvolvimento de ações de motivação e engajamento. Os resultados mostraram que a utilização das atividades investigativas de Modelagem Matemática contribuiu para desenvolver e promover ações de motivação e engajamento o que possibilitou desenvolver nos alunos habilidades para lidar com as informações, detectar variações, realizar previsões, documentar, argumentar e perceber que os modelos são gerados à luz da incerteza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.