Um estudo sobre as contribuições das narrativas na Formação Continuada de Professores de Matemática e a constituição docente
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08152020178Resumo
Na atualidade pesquisadores tem pensado muito acerca da formação (continuada) de professores de Matemática e quais os elementos contribuem para a sua constituição profissional. As narrativas estão presentes na análise desses processos de formação contínua. Desse modo, neste artigo, objetiva-se apresentar e discutir pesquisas realizadas na forma de dissertações e teses no período de 2009 a 2019 disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), acerca da temática ‘Formação continuada de professores de Matemática, narrativas e constituição docente’. Nesse movimento, foram identificados títulos, resumos, palavras-chave e as referências utilizadas que tratam da Formação de professores de Matemática, narrativas e constituição docente. Dentre os 81 trabalhos identificados, selecionamos por meio da leitura do resumo 11 dissertações e 4 teses para análise que apresentavam dados da temática pesquisada, a qual seguiu os procedimentos da Análise Temática de Conteúdo. Buscamos reconhecer nas pesquisas os referenciais teóricos utilizados, a metodologia de análise e os resultados obtidos. Evidenciamos ao longo do trabalho que os pesquisadores utilizaram teóricos com aproximações conceituais para fundamentar suas pesquisas. Nesse sentido, foi possível discutir o que os autores apresentam no que diz respeito à formação continuada de professores de Matemática e as reflexões que emergem através das narrativas para a identidade profissional e sua constituição docente. Assim compreendemos que o registro narrativo repercute em potencial instrumento de reflexão e formação para os professores de Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.