As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08152020017Resumo
No Renascimento, com a expansão do comércio, vender produtos exigia uma resolução mais ágil de cálculos, o que acarretava na utilização de instrumentos matemáticos que facilitavam esses procedimentos. Um deles, bastante disseminado no século XVII, era conhecido como régua de cálculo. Dessa forma, este artigo tem o intuito de apresentar um estudo sobre a régua de cálculo linear, em particular, direcionando as reflexões acerca da construção de saberes e práticas docentes proporcionadas a partir da sua construção e da sua utilização em um curso de extensão universitária. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza conforme a pesquisa-ação, tendo um cunho qualitativo, no qual se apreendem recursos para o desenvolvimento e reflexão para se aprimorar a prática. A partir do curso, foi constatado que os participantes mobilizaram saberes fundamentais para formação da prática docente. Dentre os conhecimentos que surgiram, podemos destacar o conhecimento pedagógico e o da matéria do conteúdo desvelado pelos participantes do curso e percebido por meio da fala dos mesmos. Assim, percebe-se a importância desse tipo de abordagem de história e ensino de matemática para a formação de professores.
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