Implementação e desenvolvimento da Prática como Componente Curricular em um curso de Matemática

Autores

  • Regina Litz Lamblem
  • Marco Aparecido Queiroz Duarte
  • Irene Coelho Araújo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07132019022

Resumo

A Prática como Componente Curricular (PCC), às vezes, é interpretada e trabalhada de forma diferente entre os cursos, ou até no mesmo curso. Por isso, ela ainda é assunto que carece de estudos e discussões. Este trabalho trata de como a PCC tem sido implementada, interpretada e trabalhada no Curso de Matemática da Unidade Universitária de Cassilândia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UUC/UEMS) e fundamenta-se em Documentos Oficiais do Conselho Nacional de Educação, nos projetos pedagógicos que o curso teve ao longo de sua existência e nos relatos do Comitê Docente Estruturante (CDE), elaborados a partir das respostas dos professores do curso a um questionário sobre suas atuações em relação à PCC. Observa-se que as experiências vividas no Curso de Matemática da UUC/UEMS, a partir da inserção da PCC, foram significativas e abriram caminhos para que alguns docentes repensassem e reconstruíssem suas próprias práticas pedagógicas.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

LAMBLEM, Regina Litz; DUARTE, Marco Aparecido Queiroz; ARAÚJO, Irene Coelho. Implementação e desenvolvimento da Prática como Componente Curricular em um curso de Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 22–38, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07132019022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/14354. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos