Otimização discreta com grafos no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06112018181Resumo
O estudo de combinatória na Educação Básica tem sido alvo de pesquisas em Educação Matemática em diversos países, principalmente nas últimas décadas, incluindo as realizadas no Brasil (Kenneth, 2008; Neves & bolinhas, 2016; MUNIZ, 2007; SILVA, 2009). Entretanto, nossa revisão da literatura indicou que há um foco nos processos cognitivos voltados para a combinatória de contagem, sendo escassos os trabalhos que abordam combinatória de existência e/ou otimização combinatorial, incluindo os problemas envolvendo Grafos, conforme se pode ver em MUNIZ (2006;2007a). Este trabalho visa analisar a contribuição do ensino de grafos no ensino médio através de atividades investigativas e sem uso de fórmulas o ensino da Teoria de Grafos prévia. E o artigo mostra uma breve apresentação dos dados parciais de nossa investigação com os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.