Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: Ação!: Um produto educacional para o “Dessilenciamento”

Autores

  • Marco Aurélio Kistemann Jr. UFJF
  • Luiza Harab da Silva Rosa UFJF-Prefeitura do Estado do RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018078

Resumo

Neste artigo apresentamos um produto educacional, resultante de uma pesquisa de mestrado profissional que envolveu o uso do cinema na sala de aula de ensino superior. Os sujeitos participantes da pesquisa eram licenciandos em Matemática e o objetivo geral foi proporcionar sessões fílmicas para convidar os participantes a argumentarem, a partir das imagens exibidas. Como resultado da pesquisa foi criado um produto educacional que apresenta sugestões de filmes, possibilitando aos professores abordar temas ligados ao cotidiano escolar e ligados ao cotidiano docente e discente. O produto ainda objetiva convidar os participantes, professores em formação permanente a “dessilenciarem-se”, ou seja, a exercitar múltiplos olhares e argumentarem sobre o que assistiram nas sessões fílmicas. A relevância do produto encontra-se na possibilidade de “dar voz” aos estudantes que se tornarão professores, abrindo novas possibilidade de reflexão e criticidade acerca de temas que compõem a realidade docente, mas que ainda são pouco explorados na formação de professores. Para entendermos como as imagens são capazes de motivar um telespectador a “dessilenciar-se”, nos baseamos em pesquisadores como Rosália Duarte, Adriana Fresquet, Miguel Arroyo e Marcos Napolitano.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann Jr., UFJF

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann  Junior
Federal University of Juiz de Fora (UFJF)
Group Leader of the Pesquisa de Ponta-UFJF
Department of Mathematics (ICE) 

Luiza Harab da Silva Rosa, UFJF-Prefeitura do Estado do RJ

Professora da Educação Básica-Membro do Grupo de Pesquisa de Ponta-UFJF

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

KISTEMANN JR., Marco Aurélio; ROSA, Luiza Harab da Silva. Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: Ação!: Um produto educacional para o “Dessilenciamento”. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 78–97, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018078. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11884. Acesso em: 22 dez. 2024.