O ensino do corpo dos números racionais na Licenciatura em Matemática: explorando o processo de construção de um conjunto de tarefas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06112018098Resumo
A preocupação em desenvolver produtos educacionais no contexto da Educação Matemática não precisa se restringir a programas de mestrados profissionais apenas, mas pode, também, se expandir a outros pesquisadores, como é o caso deste trabalho fruto de um doutorado acadêmico. Neste artigo, temos como objetivo apresentar e discutir o processo de construção de um produto educacional, um conjunto de tarefas, para o ensino do corpo dos números racionais em cursos de formação inicial de professores. A elaboração do produto educacional se deu com base em dados oriundos de livros didáticos, pesquisas acadêmicas e entrevistas com professores tanto da Educação Básica como professores formadores. Ao apresentar o processo de construção das tarefas, explicitando conflitos e comparações entre os modos de significar os números racionais na Matemática Escolar e os modos de significar os números racionais na Matemática Acadêmica, estamos propondo um modelo plausível para se repensar a formação matemática do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.