Uma proposta de análise do livro didático à luz da Educação Matemática Crítica

Autores

  • Elenilton Vieira Godoy Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0001-8081-5813
  • Cecy Leite Alves Carreta Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018392

Resumo

No decorrer da dissertação foi criado um instrumento de avaliação para auxiliar na investigação proposta. Esse instrumento é composto pelas principais ideias pertencentes à Educação Matemática Crítica, contendo perguntas direcionadas ao livro do aluno e ao manual do professor a respeito dos capítulos relacionados ao conceito de função, função polinomial do 1º e 2º graus, função exponencial e função logarítmica. Todavia, o instrumento pode ser adaptado para qualquer conteúdo matemático, de qualquer ano escolar, uma vez que o instrumento é pautado nos conceitos estruturantes da Educação Matemática Crítica (EMC) e não nos conteúdos matemáticos. Este produto é direcionado a todos os docentes que ministram Matemática na Educação Básica e que pretendem verificar se o livro didático utilizado pode ou não contribuir para uma formação pautada na EMC. O produto será composto pelo instrumento de avaliação e a demonstração de algumas questões que fazem parte de nossa análise, a fim de verificar como ela foi desenvolvida. Portanto, o objetivo principal deste produto é auxiliar e subsidiar um olhar crítico dos docentes para os livros didáticos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilton Vieira Godoy, Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário SantAnna (1999), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Ensino de Matemática desenvolvendo estudos e pesquisas associadas aos aspectos teóricos do currículo da Matemática escolar e à transição do Ensino Médio para o Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

GODOY, Elenilton Vieira; CARRETA, Cecy Leite Alves. Uma proposta de análise do livro didático à luz da Educação Matemática Crítica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 392–412, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018392. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11868. Acesso em: 22 dez. 2024.