Uma proposta de análise do livro didático à luz da Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06112018392Resumo
No decorrer da dissertação foi criado um instrumento de avaliação para auxiliar na investigação proposta. Esse instrumento é composto pelas principais ideias pertencentes à Educação Matemática Crítica, contendo perguntas direcionadas ao livro do aluno e ao manual do professor a respeito dos capítulos relacionados ao conceito de função, função polinomial do 1º e 2º graus, função exponencial e função logarítmica. Todavia, o instrumento pode ser adaptado para qualquer conteúdo matemático, de qualquer ano escolar, uma vez que o instrumento é pautado nos conceitos estruturantes da Educação Matemática Crítica (EMC) e não nos conteúdos matemáticos. Este produto é direcionado a todos os docentes que ministram Matemática na Educação Básica e que pretendem verificar se o livro didático utilizado pode ou não contribuir para uma formação pautada na EMC. O produto será composto pelo instrumento de avaliação e a demonstração de algumas questões que fazem parte de nossa análise, a fim de verificar como ela foi desenvolvida. Portanto, o objetivo principal deste produto é auxiliar e subsidiar um olhar crítico dos docentes para os livros didáticos utilizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.