Redação Matemática como instrumento pedagógico

Autores

  • Stelamara Souza Pereira Unifimes
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas IFG

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018294

Resumo

Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí, e foi realizado na rede pública estadual e municipal de ensino no município de Doverlândia-GO. Teve como objetivo desenvolver com docentes do ensino fundamental na disciplina de Matemática, a leitura e a escrita por meio de histórias em quadrinhos, carta e diário utilizando-se as tecnologias digitais no ambiente de aprendizagem Moodle. Foi ministrado um curso de formação de professores com essas ferramentas de apoio, quando os professores elaboraram suas sequências didáticas usando as tecnologias digitais para saber quais os sentidos que os docentes atribuem ao uso da leitura e da escrita Matemática como instrumento pedagógico. Os resultados mostraram que os docentes atribuem diversos sentidos, sendo de ilustração, de complementação, de construção de conceitos e de motivação. Notou-se que a maior dificuldade/desafio em desenvolver  atividades com tecnologias digitais  se dá pela  inexistência e/ou pelas precárias condições dos laboratórios de informática das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

PEREIRA, Stelamara Souza; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Redação Matemática como instrumento pedagógico. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 294–309, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018294. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11865. Acesso em: 4 nov. 2024.