Ladrilhamentos e Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06102018123Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir um produto educacional denominado Ladrilhamento e Educação Matemática, construído, inicialmente, para uma atividade de formação continuada, proposta pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Alfenas-MG, envolvendo perímetros, áreas, localização dos números racionais na reta e composição artística. O processo de criação e teorização sobre o produto levantou tantas possibilidades que vimos sua potencialidade em abordar outros temas como combinatória, frações, transformações geométricas e números irracionais. Tendo em vista que a criação e utilização de produtos educacionais, envolvem modos de ver e conceber a Educação Matemática, nossa produção foi pautada, principalmente, nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos, com foco na produção de significados e na utilização de recursos didáticos com base em cenários de investigação. Deste ponto de vista, um produto educacional não se trata de um fim educacional, mas de um meio para que a intenção didática de um professor possa ser atendida de forma a produzir conhecimentos em salas de aula de matemáticaDownloads
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