Introdução do conceito de derivada a partir da Investigação Matemática

Autores

  • Elenice de Souza Lodron Zuin Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Allan Silva Ferreira Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018082

Resumo

Neste artigo, apresentamos a pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, a qual possibilitou a elaboração do nosso produto educacional, “A derivada e suas diferentes abordagens: uma proposta para a introdução do seu conceito”, que se constituiu em um caderno de atividades destinadoa professores de Cálculo Diferencial e Integral. Nosso intuito foi possibilitar o ensino/aprendizagem da derivada sob as abordagens algébrica e geométrica, aliadas à História da Matemática. As atividades foram concebidas a partir da metodologia da Investigação Matemática, integrando o aplicativo Geogebra instalado em Smartphones e de vídeos que estão disponíveis no YouTube

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas.

Allan Silva Ferreira, Centro Universitário Newton Paiva

Matemática

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

ZUIN, Elenice de Souza Lodron; FERREIRA, Allan Silva. Introdução do conceito de derivada a partir da Investigação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 82–102, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018082. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11731. Acesso em: 22 dez. 2024.