Um guia didático para docentes: em busca dos logaritmos na comparação entre termos de diferentes sequências
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06112018377Resumo
O presente guia didático se constitui no produto resultante de nossa dissertação de Mestrado que discutiu produções escritas de estudantes do Ensino Médio acerca de propriedades de logaritmos em um ambiente investigativo. Para o desenvolvimento deste trabalho apoiamo-nos no Experimento de design. Dentro deste aporte teórico fizemos a fundamentação Teórico Metodológica desta pesquisa e estabelecemos o quadro de ensino aprendizagem de logaritmos a partir da análise de um livro de referência no tema para a formação de professores, duas coleções de livros didáticos adotadas pela escola que sedia esta pesquisa e dissertações sobre o ensino do tema e um estudo conceitual do objeto matemático logaritmo. Em um segundo momento, utilizamos os cenários para investigação aliados à investigação em sala de aula para elaborar um conjunto de tarefas que facilitasse a introdução do tema logaritmos. Conjunto esse que testamos e reelaboramos em um ciclo de aplicações e aplicamos como instrumento de coleta das produções textuais dos participantes da pesquisa em um segundo ciclo. Os dados analisados com o apoio da Teoria dos Registros de Representação Semiótica -TRRS indicaram o alcance de diversas propriedades dos logaritmos a partir das tarefas propostas aos participantes assim como a adesão dos mesmos à investigação proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.