Modelagem matemática: uma atividade desencadeadora de tarefas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017122

Resumo

Neste texto apresentamos uma investigação realizada com o intuito de evidenciar tarefas com potencial para abordar conceitos e procedimentos matemáticos desencadeadas em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida no âmbito de um ambiente educacional, mais precisamente no âmbito de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Para isso, nos apoiamos na concepção de modelagem matemática como alternativa pedagógica e em ideias e caracterizações de tarefas como algo a ser feito pelos estudantes em sala de aula. A atividade que analisamos foi desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química e as discussões que empreendemos dão indicativos de que esses alunos aceitaram e desenvolveram tarefas e nos possibilitaram inferir que tal atividade desencadeia tarefas com potencial para desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos seja no contexto em que os referidos alunos estão inseridos seja em propostas de encaminhamentos futuros.

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Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

PESSOA DA SILVA, Karina Alessandra; BORSSOI, Adriana Helena; FERRUZZI, Elaine Cristina. Modelagem matemática: uma atividade desencadeadora de tarefas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 122–140, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017122. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/10117. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos