Influências da educação matemática inclusiva no pacto nacional pela alfabetização na idade certa

Autores

  • Jozeildo Kleberson Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017161

Resumo

Qual a influência da Educação Matemática Inclusiva na formação continuada oferecida pelo PNAIC? Esperamos contribuir para reflexões sobre o que é considerado um ensino de Matemática inclusivo, o que é uma Alfabetização Matemática Inclusiva dentro do programa e as possíveis implicações na formação de alfabetizadores. Consideramos que essa área de conhecimento do currículo, ainda, contribui de maneira significativa para o fracasso escolar e exclusão. A prática comum para o ensino nas nossas escolas não está a serviço da aprendizagem de todos os alunos, é um processo excludente, onde o “modus operandi” se resume a exposição oral do conteúdo e exercícios de aplicação. Percebemos fortes indicativos da Educação Matemática Inclusiva no material do PNAIC, onde são propostas novas interpretações e alternativas de ação pedagógica com vistas à inclusão de todos os alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Percebemos uma articulação entre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática dentro do material de formação do PNAIC, oportunizando a possibilidade de diálogo entre a Educação Matemática Inclusiva e as ações formativas vivenciadas pelos professores, propiciando uma Alfabetização Matemática Inclusiva.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

BARBOSA, Jozeildo Kleberson. Influências da educação matemática inclusiva no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 161–178, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017161. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/10070. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos