O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo

Autores

  • Selma Machado Simão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020358

Palavras-chave:

Ensino de Artes, Formação, Contemporaneidade,

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir das ideias geradas pelas análises e experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Pedagógico em Artes Visuais do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA UNICAMP). Os conteúdos de artes estudados permearam vários temas contemporâneos que se referem às demandas do nosso tempo, como por exemplo: transversalidade, interculturalidade, identidades, diversidade, inclusão, convivência, autoconhecimento, memória, afetividade, formação, estágio, meio-ambiente, entre outros. Diante das problemáticas atuais, o professor de artes tem hoje um campo de atuação ampliado que necessita de uma atualização constante sustentada pela pesquisa teórica e prática sobre conteúdos, metodologias e didáticas variadas fomentadas pelas necessidades de públicos cada vez mais heterogêneos. Deste modo, este estudo apresenta um conjunto de análises e interconectadas com o diálogo de autores da área, incluindo a apresentação de observações e reflexões críticas formuladas por estudantes estagiários a partir da aplicação de suas práticas no ensino em Artes Visuais.

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Biografia do Autor

Selma Machado Simão, Universidade Estadual de Campinas

Possui: Graduação em Lic. Educação Artística com Hab. Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980), Especialização em Arte e Tecnologia pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002), Especialização em Expressões Criativas pela Faculdade de Ciências da Saúde (2013), Mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - FE Unicamp (2012) e Pós-doutorado pela Unesp de Rio Claro com Bolsa PNPD - Capes SP (2015). É professora do Instituto de Artes da Unicamp e artista visual.

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Publicado

24-02-2020

Como Citar

SIMÃO, Selma Machado. O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 358–384, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020358. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15813. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CONTEXTOS E ESPECIFICIDADES DA INCLUSÃO: A ARTE COMO FIO CONDUTOR