Educação pela arte - experiências teatrais na Educação do Campo (2010-2013)

Autores

  • Monique Lima de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação do Campo, Teatro, Formação de Educadores,

Resumo

Este texto é um breve relato de experiência e provém da pesquisa de mestrado O teatro na formação de educadores - Experimentos com a Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ, defendida em 2013 pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realizada com a turma Oséias de Carvalho (2010-2013), um dos principais objetivos da pesquisa foi estudar as ações do Laboratório de Artes a partir das experiências narradas por cada um dos educandos e educandas, nos seus cadernos reflexivos - que também são instrumentos pedagógicos desse Laboratório. Esta primeira turma foi formada por militantes dos movimentos sociais e sindicais, do campo e da cidade, e das populações quilombola, indígena e caiçara. O resultado imediato da pesquisa foi a criação da primeira vaga para docente de teatro da UFRRJ. A experiência que segue é fruto das reflexões da autora sobre as leituras das narrativas dos integrantes dessa primeira turma, sobre as narrativas das experiências teatrais, no âmbito do Laboratório de Artes do Curso.

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Biografia do Autor

Monique Lima de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Sociologia (Unicamp)

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA, Monique Lima. Educação pela arte - experiências teatrais na Educação do Campo (2010-2013). Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 156–175, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9690. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência