Construção coletiva de uma metodologia de mediação cultural para a educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0026

Palavras-chave:

Mediação cultural, Artes visuais, Metodologia de ensino-aprendizagem, Educação básica, Arte contemporânea

Resumo

Este artigo discute diretrizes para a construção de uma metodologia de mediação cultural para a Educação Básica, tomando como referência os resultados obtidos na aplicação, em sala de aula, de dois materiais educativos focados na arte contemporânea: Sensação e Materialidade: a obra, sua composição visual e sensorial e Curadoria Educativa para Videodanças. Ambos foram produzidos e testados no âmbito do projeto de ensino, pesquisa e extensão Mediação da experiência estética na escola, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Baseados em uma série de premissas conceituais e metodológicas, o projeto busca integrar educação estética e educação ética, apoiando-se nas ideias de John Dewey, Michael Parsons, Teresinha Franz e George Geahigan, entre outros estudiosos. Os dois materiais educativos foram aplicados em duas escolas públicas de Belo Horizonte entre agosto e outubro de 2017, envolvendo dois mediadores da equipe do projeto, dois professores e seis turmas do Ensino Fundamental, atingindo um total aproximado de 150 estudantes. Ao final do processo, todos os participantes avaliaram os materiais por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para esse fim. O artigo relaciona os resultados alcançados com as referências teóricas do projeto, buscando identificar princípios norteadores para a mediação cultural no ensino de artes visuais.

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Biografia do Autor

Rachel de Sousa Vianna, Minas Gerais State University

Professora da Escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Tem doutorado em educação pela USP e mestrado em arte-educação na University of Texas in Austin.  É líder do Grupo de Pesquisa “Mediação em Arte e Cultura: Teorias e métodos”, e coordenadora do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Mediação da experiência estética na escola”, ambos vinculados à UEMG. Desenvolve pesquisas e projetos de mediação cultural no âmbito da educação formal e não formal. 

Gerson Aquiles Mendes de Melo, Minas Gerais State University

Educador bilíngue (inglês) no Memorial Minas Gerais Vale. Tem mestrado em artes pela UEMG e licenciatura em artes visuais pela UFMA. Integrou a equipe do projeto "Mediação da experiência estética na escola" no ano de 2017. Atua nas áreas de mediação cultural e educação básica.

Ana Carolina de Vasconcelos Ministério, Minas Gerais State University

Pesquisadora, professora e mediadora cultural do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Mediação em Arte, Cultura e Patrimônio. É mestre em artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, especialista em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC-Minas, bacharel licenciada em História pela mesma instituição. Participou da equipe do projeto “Mediação da experiência estética na escola” em 2017 e 2018.  Desenvolve pesquisas sobre mediação cultural, educação e história da arte brasileira.

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Publicado

05-06-2022

Como Citar

VIANNA, Rachel de Sousa; MELO, Gerson Aquiles Mendes de; MINISTÉRIO, Ana Carolina de Vasconcelos. Construção coletiva de uma metodologia de mediação cultural para a educação básica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0026, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0026. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17421. Acesso em: 28 mar. 2024.