Mapas conceituais como metodologia para aprendizagem significativa com alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0002%20

Palavras-chave:

mapa conceitual, ensino de surdos, aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem por finalidade relatar um trabalho desenvolvido com sete alunos surdos do 4º ano de uma escola de Ensino Fundamental I, com proposta de educação bilíngue em uma cidade do Oeste do Paraná, na qual foram utilizados mapas conceituais como abordagem metodológica, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A fim de cumprir com os conteúdos presentes no Projeto Político Pedagógico da escola, a professora regente que ministra de forma interdisciplinar as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso, buscou pensar em temas que pudessem ser geradores da aprendizagem dos conteúdos que deveriam ser explorados em cada disciplina. A partir do tema gerador “Alimentação Saudável – Pirâmide Alimentar”, definido para o desenvolvimento das atividades que englobaram de forma mais ampla os conteúdos selecionados, organizou atividades e materiais a serem utilizados para facilitar a aprendizagem da temática. Verificou-se que os Mapas Conceituais se configuram como uma abordagem metodológica importante que contribui para a Aprendizagem Significativa e que auxiliaram os estudantes surdos na compreensão dos conceitos especialmente pelo potencial visual que oferecem.

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Biografia do Autor

Nadjanara Ana Basso Morás, State University of West Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) e graduação em Letras/Libras - Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021); mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018); doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática; Mestrado/Doutorado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019).

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

MORÁS, Nadjanara Ana Basso; LANGWINSKI, Luani Griggio; KAMINSKI, Marcia Regina. Mapas conceituais como metodologia para aprendizagem significativa com alunos surdos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0002, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0002 . Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15238. Acesso em: 29 mar. 2024.