Considerações sobre a formação docente na perspectiva da inclusão escolar

Autores

  • Patrícia Cardoso Macedo do Amaral Araujo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Inclusão, Formação Docente, Ensino Regular, Educação Inclusiva, Diversidade

Resumo

Este artigo contempla uma pesquisa bibliográfica no campo da Educação, mais especificamente da área da Educação Especial, com o objetivo compreender como vem se dando a formação docente no Brasil a partir da perspectiva da educação inclusiva. Tendo em vista tais questões, a pesquisa bibliográfica, contou com referencial teórico de autores como Fernando Becker, Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos. Foi empregada ainda a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e de autores que dialogam com essa abordagem a fim de encontrar em seus conceitos aporte para as reflexões aqui apresentadas. O estudo indicou que a formação de professores, tanto a inicial como a continuada, deve estar apta para produzir conhecimentos voltados para a prática docente que aprimorem respostas para atender as demandas da diversidade dos alunos presentes na escola. A indissociabilidade da teoria e da prática é o caminho para formar professores capacitados para o pensamento crítico e reflexivo de sua ação pedagógica e criar possibilidades para atender, da melhor maneira, as demandas existentes no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Macedo do Amaral Araujo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

ARAUJO, Patrícia Cardoso Macedo do Amaral. Considerações sobre a formação docente na perspectiva da inclusão escolar. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 099–119, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9862. Acesso em: 20 nov. 2024.