Educação especial e o ensino de arte: mapeando produções

Autores

  • Patricia Nogueira Aguena Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul
  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação, Arte, Arte-educação, Educação Inclusiva,

Resumo

O presente artigo tem por objetivo levantar literatura e produção de conhecimento sobre o ensino de arte para o aluno cego na escola comum, com base nos últimos treze anos, de2000 a2012 apartir de pesquisas envolvendo o ensino de arte nas escolas e a educação especial. Escolheu-se tal recorte de maneira a dar uma visibilidade mais atual sobre o tema e verificar o que a produção pós-década de 1990, marco dos discursos sobre a inclusão da pessoa com deficiência na escola comum diz sobre o objeto em questão. A busca foi realizada a partir dos bancos de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), dos anais da CONFAEB (Congresso Nacional de Arte Educadores do Brasil), do banco de trabalhos e pôsteres das reuniões nacionais da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), especificamente dos Grupos de Trabalho Educação Especial (GT15) e Educação e Arte (GT24). Verificaram-se os principais objetivos, metodologias e resultados, visando reflexões para subsidiar a prática do professor de arte na escola; concluindo que ainda há escassez significativa de pesquisas sobre o ensino de arte no contexto da educação especial.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

AGUENA, Patricia Nogueira; NERES, Celi Corrêa. Educação especial e o ensino de arte: mapeando produções. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 196–223, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9830. Acesso em: 22 dez. 2024.