Formação de cuidadores familiares de pessoas com deficiências: avaliação do projeto Cuidando & Humanizando em Jicoca de Jericoacora-CE

Autores

  • Sheila Maria Muniz Universidade Federal do Ceará
  • Rita de Fátima Muniz Universidade Federal do Ceará
  • Tania Vicente Viana Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Cuidador, Família, Inclusão,

Resumo

O propósito desse estudo é avaliar os resultados de um curso de capacitação oferecido às famílias no ano de 2013, cujo filho(a) obteve diagnóstico de deficiência, com foco nas adaptações e mudanças ocorridos desde então. Por suas características, este trabalho configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. O curso, denominado “Projeto Cuidando & Humanizando”, com carga horária de 80 h/a, foi distribuído em 4 módulos, finalizando com a aplicação de questionário de avaliação em sua última etapa. Constatou-se que a capacitação possibilitou às famílias uma maior base de conhecimento quanto às deficiências e também serviu para orientar-lhes a lidar melhor com seus filhos. O nascimento de um filho com deficiência é um grande desafio para a família, ocasionando uma sobrecarga com o surgimento de uma nova função: o cuidador. E, nesse momento tão delicado, é importante contar com apoio. Os resultados indicaram que o projeto proporcionou uma melhor percepção dos pais frente às deficiências/dificuldades de seus filhos, por viabilizar o acesso à informação, contribuindo com mudanças atitudinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Maria Muniz, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) de Jijoca de Jericoacoara. Atualmente mestranda em Educação Brasileira (UFC). Graduada em Pedagogia (UVA) e em Serviço Social (Uniderp-Anhanguera). Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica (INTA).  BOLSISTA Funcap.

Rita de Fátima Muniz, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC (2010). Licenciada com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA (2005). Possui especialização em Psicopedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA (2007) e em Gestão Escolar- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- FALC (2010). Professora da rede municipal em Jijoca de Jericoacoara- CE.

Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1997), especialização em Psicodiagnóstico Infantil pela UFC (1999), especialização em Psicopedagogia pela UFC (1999), mestrado em Educação pela UFC (2003) e doutorado em Educação pela UFC (2005). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, no setor de estudos de Psicologia da Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia da Educação e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Altas habilidades/superdotação e talento.

Referências

ACKERMAN, N. W. (1958). Diagnóstico e tratamento das relações familiares. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.

ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. In: Revista do Ministério Público do Trabalho. Ano XI, nº. 21. Março/2001. P. 160-173. Disponível em: <http://www.centroruibianchi.sp.gov.br/usr/share/documents/08dez08_biblioAcademico_paradigmas.pdf >. Acesso em: 29 nov. 2016.

BARDIN L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70; 2004.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

BRASIL, DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.

. Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos. Portaria nº 2.344, de 3 de novembro de 2010. Diário Oficial [da] União de 05/11/2010 (nº 212, Seção 1, pág. 4). Disponível em:<http://portal.mj.gov.br/conade/regimentoInterno.asp>. Acesso em: 02 fev. 2017.

BLANCO, Leila de Macedo Varela; GLAT, Rosana. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana (org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

BUSCAGLIA, L. Os Deficientes e seus Pais. Trad. Raquel Mendes. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

COELHO MFP, Tapajós LMS, Rodrigues M. Políticas sociais para o desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão. Brasília: UNESCO; 2010. 360 p.

DUPRET, Leila. Identidade e auto-estima: o entrelaçamento possível à educação da pós-modernidade. Rio de Janeiro, Revista Espaço, INES, n.17, 2002.

FERNANDES, T. L. G. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) ± Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

FERRARI P, Epelbaum C. Psychiatrie de l´Enfance et de l´Adolescence 1993; Paris: Flammarion, p.443-51.

GARCÍA-CALVENTE M. M.; MATEO-RODRIGUEZ, I.; EGUIGUREN, A. P. El sistema informal de cuidados em clave de desigualdad. In: SENA, R. R.; SILVA, K. L.; RATES, H. F.; VIVAS, K.L.; QUEIROZ, C.M.; BARRETO, F.O. O cotidiano da cuidadora no domicílio: desafios de um fazer solitário. Cogitare Enferm., v.11, n.2, p.124-32, 2006.

GLAT R; DUQUE M.A.T. Convivendo com filhos especiais: o olhar paterno. Rio de Janeiro: Ed. Sete Letras, 2003.

GIL AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas; 2002.Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec; 2006.

GIACOMIN, K. C.; UCHOA, E.; LIMA-COSTA, M. F. F. Projeto Bambuí: a experiência do cuidado domiciliário por esposas de idosos dependentes. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, p. 1509-1518, 2005.

GOFFMAN, E. Estigma - notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

LEOPARDI MT. Metodologia da pesquisa em saúde. 2. ed. Florianópolis: UFSC; 2002. 290 p.

MINAYO MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec; 2006.

MANNONI M. A criança retardada e a mãe. São Paulo: Martins Fontes; 1991.

MEYNCKENS-FOUREZ, M. Quando Um dos Membros da Fratria Está em Desvantagem. In TILMANS, O.; MEYNCKENS-FOUREZ, M. Os recursos da fratria. Belo Horizonte, Artesã 2000.

MENDES, P.B.M.T. Quem é o cuidador? In: DIAS, E.L.F.; WANDERLEY, J.S.; MENDES, R. T. (orgs.) Orientações para cuidadores informais na assistência domiciliar. Campinas: UNI- CAMP, 2005.

PIETSRZAK, S.P; FACION, J. R. Pessoas com autismo e seus irmãos. Revista Intersaberes, vol.1 n. 1, p. 168 – 185; jan-jun 2006; ISSN 1809-7286.

POWELL, T.H; OGLE P.A. Irmãos especiais. Técnicas de orientação e apoio para o relacionamento com o deficiente. São Paulo: Maltese - Norma,1992.

RANDALL P, Parker J. Supporting the families of children with autism. New York: Wiley, 1999.

ROCHA, E. F. (Org). Reabilitação de pessoas com deficiência – a intervenção em discussão. São Paulo: Roca, 2006.

RUIZ JA. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas; 2006.

SHAPIRO, Harry (org). A família: homem, cultura e sociedade. São Paulo, SP: Editora Martins Fontes, 1956.

SILVA, N.L.P.; DESSEN, M.A. Deficiência Mental e Família: Implicações para o Desenvolvimento da Criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 17, n. 2, pp. 133-141, 2001.

SPROVIERI, M.H.S. Aspectos familiares do portador de transtornos invasivos do desenvolvimento In: CAMARGOS Jr, W. et al: Transtornos invasivos do desenvolvimento - 3º Milênio. Brasília: CORDE, 2002.

WANDERLEY, J. S. Introdução. In: DIAS, E. L. F.; WANDER- LEY, J. S.; MENDES, R. T. (Orgs.). Orientações para cuidadores informais na assistência domiciliar. Campinas: UNICAMP, 2005.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

MUNIZ, Sheila Maria; MUNIZ, Rita de Fátima; VIANA, Tania Vicente. Formação de cuidadores familiares de pessoas com deficiências: avaliação do projeto Cuidando & Humanizando em Jicoca de Jericoacora-CE. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 141–157, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9430. Acesso em: 20 nov. 2024.