LIBRAS na formação de professores: o vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem

Autores

  • Thiago Ramos de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Calligaris Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Vídeo, Libras, Aprendizagem, Avaliação, Autorregulação,

Resumo

Este trabalho relata a análise de um conjunto de atividades didáticas de produção de vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes de cursos de licenciatura do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. De forma introdutória, trazemos algumas considerações sobre o lugar da Libras no contexto da educação superior no Brasil. Em seguida tratamos sobre avaliação e autorregulação no processo de ensino-aprendizagem (SILVA, 2007; PERRENOUD, 1999). Finalizando o referencial teórico, discorremos sobre aprendizagem móvel (BOTTENTUIT, 2012; Lévy, 1993). A partir da análise das respostas dos estudantes a um questionário e de dois vídeos produzidos na atividade, observamos que os principais obstáculos para a produção dos vídeos foram: vocabulário incipiente em Libras, a dificuldade em executar as expressões não-manuais e a falta de destreza com a edição dos vídeos. Em conclusão, apontamos que a atividade de produção de vídeos em Libras pode contribuir para uma melhora da prática de sinalização na língua, visto que os alunos são levados a pesquisar previamente os sinais que serão usados para a produção, trabalhando a autorregulação da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Thiago Ramos de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação - UFPE, Especialista em Libras - UFPE, Graduado em Letras/Libras - UFSC e em Design Gráfico - Unibratec. Professor Surdo de Libras na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE / Centro Acadêmico do Agreste - CAA. Vice-Coordenador de Setorial de Acessibilidade do CAA. Consutlor de Libras. Atua nas área da linguística de Libras, promovendo acessibilidade comunicacional e a inclusão de pessoas surdas.

Kátia Calligaris Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atua na linha de "Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática". Docente do Núcleo de Formação Docente, atua na formação de professores de Física, Química e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Pós-doutorado desenvolvido junto ao Núcleo de Excelência em Nanofotônica e Biofotônica do Laboratório de Optoeletrônica e Fotônica do Departamento de Física da UFPE. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba com enfase na biópsia ótica de estenose aórtica. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo com estudo de caracterização cristalina e magnética de ferrofluídos. Bacharel e Licenciada em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Física - Universidad de Oriente (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Óptica Não-Linear. Atualmente é professor efetivo do Centro Académico do Agreste - UFPE, atuando na área de Ensino de Física

Referências

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Publicado

01-01-2019

Como Citar

RAMOS DE ALBUQUERQUE, Thiago; CALLIGARIS RODRIGUES, Kátia; VALDÉS RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio. LIBRAS na formação de professores: o vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 217–245, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9426. Acesso em: 20 nov. 2024.