EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BULLYING: A VISÃO DO OUTRO
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781122015120Palavras-chave:
Educação inclusiva, bullying, preconceitoResumo
Esta pesquisa discute como acontecem os casos de bullying no ambiente escolar, bem como o desrespeito a diversidade e o direito de ser diferente. Aborda os conceitos da educação inclusiva e o bullying nas escolas proporcionando uma reflexão sobre o papel docente no processo de inclusão e suas contribuições para o desenvolvimento de uma escola inclusiva. Para isso foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes de uma escola estadual paulista. Para coleta de dados utilizou-se o questionário. Os dados foram analisados na vertente qualitativa e quantitativa. Como resultados percebe-se que vem ocorrendo mudanças em relação à educação inclusiva na escola em questão, mas ainda se faz necessário dar continuidade ao processo de inclusão por meio do combate ao bullying no ambiente escolar, superar os preconceitos ainda enraizados e garantir a todos os estudantes o direito ao pleno desenvolvimento e ao direito de pertencer.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.