TEATRO DE SOMBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA CONTEMPORANEIDADE: VIVÊNCIAS NO USO DE TELAS MÓVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015145Palavras-chave:
Ensino de Teatro, Educação Infantil, Teatro de Sombras, Aspectos TeatraisResumo
O artigo apresenta um estudo desenvolvido em experiências no ensino de teatro na educação infantil, realizado a partir do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES, no curso de Licenciatura em Teatro, na Universidade do Estado de Santa Catarina, em 2014. No projeto atuei como professora em um grupo de crianças no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, e durante os encontros com as crianças abordei o uso de elementos da linguagem do teatro de sombras na contemporaneidade, como telas móveis e lanternas, em momentos de brincadeira, aprendizagem e apreciação da linguagem teatral. A ação metodológica nos encontros teve como foco possibilitar a reflexão sobre os aspectos teatrais no ensino de teatro com crianças, assim questionando a necessidade da apresentação de uma peça teatral no ensino na educação infantil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.