A OFICINA DE VIVÊNCIA CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015167Resumo
O artigo desenvolve reflexões a partir da oficina de vivência cinema e educação: uma visão interdisciplinar na escola realizada no contexto do projeto de iniciação à docência subprojeto interdisciplinar com vistas à uma construção coletiva e interdisciplinar da oficina. A concepção da oficina surgiu de observações/participantes em uma escola de Florianópolis, de um exercício audiovisual na Usina de Cinema e dos escritos de Nielson Ribeiro Modro (2008) sobre o projeto de extensão Cineducação na Univille, bem como as discussões advindas do PIBID Interdisciplinar da UDESC a partir do desejo de veicular o cineclube Presença nas escolas participantes. A vivência volta-se para a equipe de cinema e a produção de uma narrativa audiovisual como eixo interdisciplinar passível de aplicação em diversos campos do saber no ensino fundamental quando o professor se apodera de elementos tecnológicos como ferramentas didáticas. A oficina possibilitou como resultados dessa experiência um treino de instrumentalização a partir de mídias disponíveis no cotidiano; a iniciação à linguagem cinematográfica por meio de um exercício de imagem e movimento; e a apresentação da produção com discussão sobre possibilidades de uso em sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.