INDISCIPLINA E/OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015028Palavras-chave:
, indisciplina, dificuldade de aprendizagem, formação docente, família, sala de aula.Resumo
Este trabalho aborda a questão da indisciplina na escola e o papel do professor diante da problemática. A fim de contribuir para o esclarecimento e intervenção adequada perante as dificuldades encontradas em sala de aula, abordamos o conceito de indisciplina no ambiente escolar, enfatizando questões ligadas às dificuldades de aprendizagem e o papel do professor diante de alunos indisciplinados ou com dificuldade de aprendizagem. Segundo, Yves de La Taille (1996), atualmente, a indisciplina é vista como negação de todo valor e regras, portanto, a grande vilã dos problemas das salas de aulas. Este trabalho recorre à pesquisa de cunho qualitativo (BOGDAN e BIKLEN, 1994), em que a observação constitui um dos principais instrumentos de coleta de dados. Neste sentido, os questionamentos que orientam este estudo são: como os professores devem agir diante de alunos com dificuldades comportamentais e cognitivas? Quais são as variáveis individuais e profissionais que contribuem para o comportamento dos alunos em sala de aula? Qual é o papel da escola diante da problemática? Nossas hipóteses são de que a escola deve oferecer ao aluno um ambiente propício para desenvolver suas capacidades, sejam elas comportamentais e/ou cognitivas, e que os docentes devem ter uma formação que garanta competência técnica para que consigam oferecer um ensino de qualidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.