MEDIAÇÃO DE ARTES PARA ESPAÇOS ESCOLARES E MUSEOLÓGICOS COMO FORMA DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015010Palavras-chave:
mediação, arte e educação, inclusão, espaços escolares e/ou culturais.Resumo
A mediação em Artes Visuais, muitas vezes, foi vista como atividade secundária; porém, nos últimos anos, tem-se afirmado sua importância tanto em espaços escolares quanto em espaços museológicos. Verificou-se tal hipótese em uma pesquisa sobre a categoria mediação, realizada a partir dos artigos relativos ao Comitê Educação em Artes Visuais (CEAV), publicados entre os anos de 1999 até 2012, nos anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Objetivou-se pensar a categoria mediação na contemporaneidade e suas diversas formas de abordagem, através de uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos. Dentre os diversos conceitos de mediação encontrados nos artigos observou-se a prevalência de quatro perspectivas de abordagem: a mediação como uma relação homem-tecnologia; como uma metodologia para o ensino de arte; como relação que se estabelece entre sujeito e objeto artístico, e por fim, como intervenção pedagógica. A pesquisa contribuiu para se dar visibilidade à importância da mediação, sobretudo seu caráter inclusivo de diferentes públicos no contexto da arte contemporânea; pois o público nem sempre consegue compreender os sentidos da obra, por consequência, também não constrói novos significados. É neste contexto que a mediação realiza sua função.Downloads
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