IMPRESSÕES ACERCA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA UMA ORIENTAÇÃO TEATRAL NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
teatro. arte-educação. filosofia. pensamneto filosófico.Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar a função do teatro no desenvolvimento humano, apoiando-se em indicações dadas a arte e educação através da filosofia. Acreditamos que educar é preciso, mas para que tenhamos resultados satisfatórios esta prática precisa ser um exercício estimulante e prazeroso. Contudo, é necessário buscar mecanismos que valorizem o ensino convencional, sem esquecer o aprimoramento de quem é educado, para que esta prática educativa não seja apenas uma ação ideológica, uma adestração ou simples transposição de informações. Dispor de um recurso artístico como instrumento de auxílio para educar, pode ser um excelente recurso para aprendizagem. Não pretendemos aqui assegurar métodos para a aplicação do teatro na educação, mas discutir fatores diversos que fazem desta atividade uma ferramenta indispensável para arte-educação no processo de construção humana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.