EDUCANDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA O MERCADO DE TRABALHO: A ATUAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Mercado de trabalho, Educação inclusiva,Resumo
Este texto é resultado de pesquisa realizada com os professores que ministram o curso de auxiliar de linha de produção para pessoas com deficiência que buscam o mercado de trabalho. O curso é realizado no SENAI Nilo Peçanha na cidade de Caxias do Sul e forma mão de obra para que as empresas enquadradas atendam a Lei de Cotas estabelecida pelo Governo Federal. Após contato com a direção e gestão da Escola, foram entrevistados os quatro professores do curso em questão. Com o objetivo de identificar o perfil destes docentes, foram respondidas, através de entrevistas, perguntas previamente elaboradas. Entre as questões, são focadas as habilidades e competências desenvolvidas pelos professores, bem como a metodologia de ensino e os critérios adotados nas escolhas dos conteúdos ministrados. O resultado é uma relação forte e sistêmica entre educação, pessoas com deficiência e mercado de trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.