O USO TERAPÊUTICO DO ESTÊNCIL GRAFITE COM ADOLESCENTES NA OFICINA DE ARTES DO CAPS- AD CASCAVEL
Resumo
Este trabalho trata do relato de experiência do uso terapêutico do Estêncil Grafite como atividade expressiva com adolescentes em tratamento por uso e abuso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), realizado na oficina de Arte e Expressão do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (CAPS-ad) na cidade Cascavel - Paraná. Há 6 anos, utiliza-se o estêncil grafite como atividade expressiva no plano terapêutico dos adolescentes usuários de álcool e drogas, obtendo resultados como: a vinculação e aceitação do tratamento, melhoria da autoestima e valorização pessoal, além da coloração e singularização do ambiente do CAPS-ad Cascavel, transformando suas paredes num espaço de fala e escuta dos jovens vinculados ao tratamento. Dessa forma, constrói-se e ressignifica-se o ambiente em espaço coletivo de troca e acolhimento aos jovens em tratamento ou aos que passaram por este serviço de saúdeDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.