Evasão no Instituto Federal do Espírito Santo campus Itapina: estudo de caso do perfil e fatores relevantes.

Autores

  • Maria Rita Almeida Moraes Araujo Instituto Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Raphael Magalhães Gomes Moreira Instituto Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Daniel Louzada Casteluber Instituto Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0060

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Pesquisa

Resumo

Evasão escolar consiste na saída definitiva do aluno sem concluir seu curso de origem. Este trabalho objetivou discutir motivos que levaram alunos entre os anos de 2014 a 2016 a evadirem do curso superior de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Itapina. Esta pesquisa debruçou-se a investigar possíveis motivos da evasão que podem ser internos, ou seja, ligados a instituição ou ligados às situações pessoais dos ex-alunos. Optou-se por pesquisa exploratória de natureza qualitativa, usando ferramentas para produção e análise dos dados quantitativamente e qualitativamente, além da metodologia de observação participativa. Nos procedimentos técnicos aplicou-se um questionário com perguntas objetivas, embasado em questionário utilizado para mensurar a evasão dos alunos da instituição. De acordo com as respostas obtidas, inferiu-se que os principais motivos que levaram os discentes ao abandono foram o pouco reconhecimento da profissão docente, a insatisfação com os conteúdos e curso escolhido, o descontentamento com o próprio rendimento acadêmico, entre outros. É necessário ressaltar que algumas respostas supracitadas entram em desacordo ao levar em consideração que os maiores índices de evasão acontecem nos primeiros semestres, mostrando que a pouca persistência ou apoio ao discente na permanência do curso, também pode ser um fator determinante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Almeida Moraes Araujo, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduada em Licenciatura em Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2018). Pós-graduada em Supervisão, Gestão, Orientação e Inspeção Escolar pela Faculdade Castelo Branco (2019). Técnica Agrícola com habilitação em Agropecuária pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2013).

Raphael Magalhães Gomes Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor Efetivo do Setor de Infraestrutura, do IFES Campus Itapina e Coordenador Programas e Cursos de Pós-graduação. Coordenador Substituto do curso Superior em Agronomia. Leciona Desenho Técnico, Construções Rurais e Ambiência, Instrumentação, Práticas de Ensino, Irrigação e Drenagem e Projeto de Máquinas para os curso Técnico em Agropecuária e Superiores em Agronomia e Licenciatura em Ciências Agrícolas. Atua nos seguintes temas: Mecanização Agrícola > Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas, Tecnologia em Aplicação de Agrotóxicos, Ensaios de Máquinas Agrícolas e Florestais, Ergonomia de Máquinas Agrícolas e Florestais. Armazenamento > Projetos de Unidades Armazenadoras. Recursos Hídricos > Iniciante em Projetos de Irrigação e Drenagem, Fertirrigação, Água Residuária de Café, Fertirrigação Potássica e Pós Colheita do Cafeeiro, Projeto de ETEs e ETAs, Conservação do Solo e Água, Iniciante em Projetos de Abastecimento Rural, Iniciante em Projetos de Barragens de Terra, Outorga de Água. Administração Rural. Agroecologia. Legislação Ambiental.

Daniel Louzada Casteluber, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Graduando em Letras Italiano (UFES-2017).Especialização em Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (Ifes-2010) ; Especialização em Gestão Escolar Integrada (Gestão, Orientação, Supervisão e Administração Escolar (2012); Especialização em Geografia Urbana (2015). Mestrado em Ciências das Religiões (FUV-2014)

Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo lecionado a disciplina de geografia nos cursos técnicos integrados de zootecnia e agropecuária e no curso de Licenciatura em Pedagogia com os componentes curriculares de Seminários I, II, III, IV e V; Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia; Mnografia I e II. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, escola, educação, ciências e metodologia de ensino.

Referências

ALMEIDA, P. A. de; TARTUCE, G. L. B. P.; NUNES, Marina M. R. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? Psicologia Ensino & Formação, Brasília, v. 5, n. 2, p. 103-121, 2014. Disponível em < http://pepsic.bvs alud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612014000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 nov. 2019.

ANJOS, A. P. S. do P., GUEDES, M. Q., AMARAL, E. K. de A., & MARTINS, N. da S. A relação entre mobilidade discente e evasão nos cursos de graduação. Revista Educar Mais, v.5, n.2, p.373–387, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.15536/reducarmais>. Acesso em: 03 maio 2023.

AURIGLIETTI, R. C. R. Evasão e Abandono Escolar: Causas, Consequências E Alternativas – O Combate A Evasão Escolar Sob A Perspectiva Dos Alunos. Caderno: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, Vol. 01, 1-21. Paraná, 2014. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.go v.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_ped_artigo_rosangela_cristina_rocha.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2019.

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Não havia outra saída: Percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF [online]. 2009, v. 14, n. 1. pp. 95-105. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000100010>. Epub 06 Nov 2009. ISSN 2175-3563. https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000100010. Acesso em: 14 maio 2019.

BARROSO M. F.; FALCÃO, E. B. M. Evasão universitária: o caso do Instituto de Física da UFRJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9, 2004, Jaboticatubas. Anais [...], Jaboticatubas: Sociedade Brasileira de Física, 2004. p. 1-14.

BRASIL. MEC/SETEC. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2014.

BRASIL. MEC/SETEC. Relatório do plano estratégico de ações de permanência e éxito dos estudantes do Instituto Federal do Espirito Santo/IFES. Brasília, 2016. Disponível em: < https://www.ifes.edu.br/images/stories/files/Institucional/c onselho_superior/2016/Resolu%C3%A7%C3%B5es_2016/Res_CS_173_2016_-_Aprova_o_Plano_Estrat%C3%A9gico_de_a%C3%A7%C3%B5es_de_Perman%C3%AAncia_e_%C3%8Axito_dos_Estudantes_do_Ifes_-_Anexo_-_Parte_1.pdf> Acesso em: 03 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação, Sesu, Andifes e Abruem. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, 1996/1997 Disponível em: <https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf> Acesso em: 14 maio 2019.

CANTANO, M.R., GAITANI, C. M. de, & CARLIS, A S. de. Estudo do abandono do curso de farmacia- bioquímica em um curso de uma Universidade Pública Brasileira. IN: X Congreso Latinoamericano sobre el Abandono de la Educación Superior (CLABES). Medellín, Colombia. 2021. Disponível em: <https://revistas.utp.ac.pa/ind ex.php/clabes/article/view/3351>. Acessado em: 03 maio 2023.

CARDOSO, C. B. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. 2008. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

COSAC, D. C. dos S. Autonomia, consentimento e vulnerabilidade do participante de pesquisa clínica. Revista Bioética [online]. v.25, n.1, pp.19-29. 2017. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/bioet/v25n1/1983-8042-bioet-25-01-0019.pdf> Acesso em: 28 maio 2020.

FELIZARDO , L. F. ., do CARMO , G. ., SILVA , V. de S. ., GUALBERTO, D. R. ., & ANTONIALLI, L. M. Estudo da evasão dos alunos de engenharia de produção em uma instituição de ensino federal utilizando análise Crosstabs. Revista De Gestão E Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v.13, n.4, p.2615–2632, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7769/gesec.v13i4.1490> . Acessado em: 03 maio 2022.

FERNANDES, J.; GUIMARÃES, M. H. U.; ROBERT, A.; PASSOS, M. M. Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.37, n.1, p.105-126, abr. 2020. Disponível em <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p105> Acesso em: 28 maio 2020.

FIALHO, M. G. D.; PRESTES, E. M. da T. Evasão escolar no curso de pedagogia da UFPB: na compreensão dos gestores educacionais. MPGOA, João Pessoa, v.3, n.1, p. 42-63, 2014. Disponível em< https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5920> Acesso em: 20 out. 2019.

GAIOSO, N. P; de L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.

GAMA, G. G. G. Desenvolvimento de uma ferramenta para elaboração padronizada do termo de consentimento livre e esclarecido em pesquisa clínica. 2019. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 2019. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/199009> Acesso em: 28 maio 2020.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MASSI, L.; VILLANI, A. Um caso de contra tendência: baixa evasão na licenciatura em química explicada pelas disposições e integrações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.41, n.4, p.975-992, dez. 2015. Disponível em < https://doi.org/10.1590/s1517-9702201512135667>. Acesso em: 23 nov. 2019.

MORAES, K. R. de M. Uma investigação exploratória sobre as implicações das experiências de primeiro semestre de curso na decisão de evadir ou persistir dos estudantes de licenciatura em física da UFRGS. 2020. 235f. (Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Física). Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2020. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/206651> Acesso em: 28 maio 2020.

NERI, M. C. (Coord.). Motivos da Evasão Escolar. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009. Disponível em: <http://www.fgv.br/cps/tpemotivos/>. Acesso em: 07 maio 2017.

PERON, V. D.; BEZERRA, R. C.; PEREIRA, E. N. Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v.5, n.11, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756. Acesso em: 03 maio 2023.

PIGOSSO, L. T.; RIBEIRO, B. S.; HEIDEMANN, L. A. A Evasão na Perspectiva de quem Persiste: um Estudo sobre os Fatores que Influenciam na Decisão de Evadir ou Persistir em Cursos de Licenciatura em Física Pautado pelos Relatos dos Formandos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.20, n.u, p. 245-273, 28 abr. 2020. Disponível em < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16189/16701> Acesso em: 28 maio 2020.

ROLIM, M. J., & ALMEIDA, D. M. A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. Ensino Em Perspectivas, v.2, n.1, p.1–12. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4532> Acesso em: 03 maio 2023.

RUIZ, A.I., RAMOS, M. N., & HINGEL, M. (2007). Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. (Relatório de Pesquisa/2007, produzida pelo CNE/CEB). Brasil, Ministério da Educação. Brasília, DF.

SAMPAIO, J. C., SILVA, K. S. P. da. Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions. Brazilian Journal of Development, v.5, n.12, p.31096–31106, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-212> Acesso em: 03 maio 2023.

SANTOS, C. O. dos; PILATTI, L. A.; BONDARIK, R. Evasão no ensino superior brasileiro: conceito, mensuração, causas e consequências. Debates em Educação, v.14, n.35, p.294–314, 2022. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12555>. Acesso em: 03 maio 2023.

SILVA FILHO, R. L. L. et. al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n.132, p.641-659, dez. 2007. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007>. Acesso em: 06 nov. 2019.

SOARES, M. M. A evasão nos cursos de Licenciatura em Física: uma breve revisão bibliográfica. 22f. 2014. (Trabalho de Conclusão de Curso) Graduação em Física - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa. 2014. Disponível em <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5242/1/PDF%20-%20Mosaniel%20Marques%20Soares.pdf> Acesso em: 28 maio 2020.

SOUSA, A. W. P. P.; SAMPAIO, M. A. P. Principais elementos que contribuem para a evasão do ensino superior: Um estudo bibliográfico. Revista Humanidades & Inovação, v.7, n.17, p.74-86, 2020.

SOUZA, A. R. et. al. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências agrícolas. Itapina, 2020. Disponível em < https://itapina.ifes.edu.br/images/arquivo_em_pdf/PPC_LICENCIATURA_EM_CIENCIAS_AGRICOLAS_FINALIZADO.pdf> Acesso em 03 maio 2023.

TAVARES, F. J. P., COSTA, A. R., ILHA, F. R. D. S., CARDOZO, P. L., & RIGO, L. C. Evasão no Ensino Superior: em pauta os cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v.27, p.571-590, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300010>. Acesso em: 01 maio 2023.

TEIXEIRA, M. D. D. J., QUITO, F. D. M., VELOSO, T. C. M. A., & VENTURA, T. M. Diagnóstico e estratégias de permanência e conclusão na graduação: estudo de caso para Universidade Federal de Mato Grosso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.31, n.119, p. 1-32, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003103338> Acesso em: 01 maio 2023.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

ARAUJO, Maria Rita Almeida Moraes; MOREIRA, Raphael Magalhães Gomes; CASTELUBER, Daniel Louzada. Evasão no Instituto Federal do Espírito Santo campus Itapina: estudo de caso do perfil e fatores relevantes. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0060, 2024. DOI: 10.5965/198431781820231e0060. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17908. Acesso em: 20 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.