Evasão no Instituto Federal do Espírito Santo campus Itapina: estudo de caso do perfil e fatores relevantes.
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0060Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, PesquisaResumo
Evasão escolar consiste na saída definitiva do aluno sem concluir seu curso de origem. Este trabalho objetivou discutir motivos que levaram alunos entre os anos de 2014 a 2016 a evadirem do curso superior de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Itapina. Esta pesquisa debruçou-se a investigar possíveis motivos da evasão que podem ser internos, ou seja, ligados a instituição ou ligados às situações pessoais dos ex-alunos. Optou-se por pesquisa exploratória de natureza qualitativa, usando ferramentas para produção e análise dos dados quantitativamente e qualitativamente, além da metodologia de observação participativa. Nos procedimentos técnicos aplicou-se um questionário com perguntas objetivas, embasado em questionário utilizado para mensurar a evasão dos alunos da instituição. De acordo com as respostas obtidas, inferiu-se que os principais motivos que levaram os discentes ao abandono foram o pouco reconhecimento da profissão docente, a insatisfação com os conteúdos e curso escolhido, o descontentamento com o próprio rendimento acadêmico, entre outros. É necessário ressaltar que algumas respostas supracitadas entram em desacordo ao levar em consideração que os maiores índices de evasão acontecem nos primeiros semestres, mostrando que a pouca persistência ou apoio ao discente na permanência do curso, também pode ser um fator determinante.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P. A. de; TARTUCE, G. L. B. P.; NUNES, Marina M. R. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? Psicologia Ensino & Formação, Brasília, v. 5, n. 2, p. 103-121, 2014. Disponível em < http://pepsic.bvs alud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612014000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 nov. 2019.
ANJOS, A. P. S. do P., GUEDES, M. Q., AMARAL, E. K. de A., & MARTINS, N. da S. A relação entre mobilidade discente e evasão nos cursos de graduação. Revista Educar Mais, v.5, n.2, p.373–387, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.15536/reducarmais>. Acesso em: 03 maio 2023.
AURIGLIETTI, R. C. R. Evasão e Abandono Escolar: Causas, Consequências E Alternativas – O Combate A Evasão Escolar Sob A Perspectiva Dos Alunos. Caderno: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, Vol. 01, 1-21. Paraná, 2014. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.go v.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_ped_artigo_rosangela_cristina_rocha.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2019.
BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Não havia outra saída: Percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF [online]. 2009, v. 14, n. 1. pp. 95-105. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000100010>. Epub 06 Nov 2009. ISSN 2175-3563. https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000100010. Acesso em: 14 maio 2019.
BARROSO M. F.; FALCÃO, E. B. M. Evasão universitária: o caso do Instituto de Física da UFRJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9, 2004, Jaboticatubas. Anais [...], Jaboticatubas: Sociedade Brasileira de Física, 2004. p. 1-14.
BRASIL. MEC/SETEC. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2014.
BRASIL. MEC/SETEC. Relatório do plano estratégico de ações de permanência e éxito dos estudantes do Instituto Federal do Espirito Santo/IFES. Brasília, 2016. Disponível em: < https://www.ifes.edu.br/images/stories/files/Institucional/c onselho_superior/2016/Resolu%C3%A7%C3%B5es_2016/Res_CS_173_2016_-_Aprova_o_Plano_Estrat%C3%A9gico_de_a%C3%A7%C3%B5es_de_Perman%C3%AAncia_e_%C3%8Axito_dos_Estudantes_do_Ifes_-_Anexo_-_Parte_1.pdf> Acesso em: 03 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação, Sesu, Andifes e Abruem. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, 1996/1997 Disponível em: <https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf> Acesso em: 14 maio 2019.
CANTANO, M.R., GAITANI, C. M. de, & CARLIS, A S. de. Estudo do abandono do curso de farmacia- bioquímica em um curso de uma Universidade Pública Brasileira. IN: X Congreso Latinoamericano sobre el Abandono de la Educación Superior (CLABES). Medellín, Colombia. 2021. Disponível em: <https://revistas.utp.ac.pa/ind ex.php/clabes/article/view/3351>. Acessado em: 03 maio 2023.
CARDOSO, C. B. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. 2008. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
COSAC, D. C. dos S. Autonomia, consentimento e vulnerabilidade do participante de pesquisa clínica. Revista Bioética [online]. v.25, n.1, pp.19-29. 2017. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/bioet/v25n1/1983-8042-bioet-25-01-0019.pdf> Acesso em: 28 maio 2020.
FELIZARDO , L. F. ., do CARMO , G. ., SILVA , V. de S. ., GUALBERTO, D. R. ., & ANTONIALLI, L. M. Estudo da evasão dos alunos de engenharia de produção em uma instituição de ensino federal utilizando análise Crosstabs. Revista De Gestão E Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v.13, n.4, p.2615–2632, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7769/gesec.v13i4.1490> . Acessado em: 03 maio 2022.
FERNANDES, J.; GUIMARÃES, M. H. U.; ROBERT, A.; PASSOS, M. M. Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.37, n.1, p.105-126, abr. 2020. Disponível em <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p105> Acesso em: 28 maio 2020.
FIALHO, M. G. D.; PRESTES, E. M. da T. Evasão escolar no curso de pedagogia da UFPB: na compreensão dos gestores educacionais. MPGOA, João Pessoa, v.3, n.1, p. 42-63, 2014. Disponível em< https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5920> Acesso em: 20 out. 2019.
GAIOSO, N. P; de L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
GAMA, G. G. G. Desenvolvimento de uma ferramenta para elaboração padronizada do termo de consentimento livre e esclarecido em pesquisa clínica. 2019. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 2019. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/199009> Acesso em: 28 maio 2020.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MASSI, L.; VILLANI, A. Um caso de contra tendência: baixa evasão na licenciatura em química explicada pelas disposições e integrações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.41, n.4, p.975-992, dez. 2015. Disponível em < https://doi.org/10.1590/s1517-9702201512135667>. Acesso em: 23 nov. 2019.
MORAES, K. R. de M. Uma investigação exploratória sobre as implicações das experiências de primeiro semestre de curso na decisão de evadir ou persistir dos estudantes de licenciatura em física da UFRGS. 2020. 235f. (Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Física). Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2020. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/206651> Acesso em: 28 maio 2020.
NERI, M. C. (Coord.). Motivos da Evasão Escolar. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009. Disponível em: <http://www.fgv.br/cps/tpemotivos/>. Acesso em: 07 maio 2017.
PERON, V. D.; BEZERRA, R. C.; PEREIRA, E. N. Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v.5, n.11, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756. Acesso em: 03 maio 2023.
PIGOSSO, L. T.; RIBEIRO, B. S.; HEIDEMANN, L. A. A Evasão na Perspectiva de quem Persiste: um Estudo sobre os Fatores que Influenciam na Decisão de Evadir ou Persistir em Cursos de Licenciatura em Física Pautado pelos Relatos dos Formandos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.20, n.u, p. 245-273, 28 abr. 2020. Disponível em < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16189/16701> Acesso em: 28 maio 2020.
ROLIM, M. J., & ALMEIDA, D. M. A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. Ensino Em Perspectivas, v.2, n.1, p.1–12. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4532> Acesso em: 03 maio 2023.
RUIZ, A.I., RAMOS, M. N., & HINGEL, M. (2007). Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. (Relatório de Pesquisa/2007, produzida pelo CNE/CEB). Brasil, Ministério da Educação. Brasília, DF.
SAMPAIO, J. C., SILVA, K. S. P. da. Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions. Brazilian Journal of Development, v.5, n.12, p.31096–31106, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-212> Acesso em: 03 maio 2023.
SANTOS, C. O. dos; PILATTI, L. A.; BONDARIK, R. Evasão no ensino superior brasileiro: conceito, mensuração, causas e consequências. Debates em Educação, v.14, n.35, p.294–314, 2022. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12555>. Acesso em: 03 maio 2023.
SILVA FILHO, R. L. L. et. al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n.132, p.641-659, dez. 2007. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007>. Acesso em: 06 nov. 2019.
SOARES, M. M. A evasão nos cursos de Licenciatura em Física: uma breve revisão bibliográfica. 22f. 2014. (Trabalho de Conclusão de Curso) Graduação em Física - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa. 2014. Disponível em <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5242/1/PDF%20-%20Mosaniel%20Marques%20Soares.pdf> Acesso em: 28 maio 2020.
SOUSA, A. W. P. P.; SAMPAIO, M. A. P. Principais elementos que contribuem para a evasão do ensino superior: Um estudo bibliográfico. Revista Humanidades & Inovação, v.7, n.17, p.74-86, 2020.
SOUZA, A. R. et. al. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências agrícolas. Itapina, 2020. Disponível em < https://itapina.ifes.edu.br/images/arquivo_em_pdf/PPC_LICENCIATURA_EM_CIENCIAS_AGRICOLAS_FINALIZADO.pdf> Acesso em 03 maio 2023.
TAVARES, F. J. P., COSTA, A. R., ILHA, F. R. D. S., CARDOZO, P. L., & RIGO, L. C. Evasão no Ensino Superior: em pauta os cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v.27, p.571-590, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300010>. Acesso em: 01 maio 2023.
TEIXEIRA, M. D. D. J., QUITO, F. D. M., VELOSO, T. C. M. A., & VENTURA, T. M. Diagnóstico e estratégias de permanência e conclusão na graduação: estudo de caso para Universidade Federal de Mato Grosso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.31, n.119, p. 1-32, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003103338> Acesso em: 01 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Rita Almeida Moraes Araujo, Raphael Magalhães Gomes Moreira, Daniel Louzada Casteluber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.