Banda de música: educação musical como instrumento de liberdade e superação em meio aos jovens do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0035

Palavras-chave:

Didática musical, Banda de música, Ensino coletivo, Educação rural, Mestres de banda

Resumo

Este artigo revela as reflexões e os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em 2017 a respeito da didática aplicada na formação humana e musical de jovens oriundos do distrito de Guanacés, na cidade de Cascavel – Ceará, membros de uma Banda de Música mantida pela Sociedade de Assistência e Educação Rural - SAERG. A Banda de Guanacés tornou-se relevante como proposta de investigação por promover, por meio de seu regente, ações que permitem sua resistência ao tempo e às dificuldades, transformando a vida de muitos jovens e seus familiares com o ensino da música. O objetivo da pesquisa foi conhecer e analisar as estratégias didático-pedagógicas do maestro, em um estudo de caso etnográfico através de uma abordagem qualitativa. Utilizamos os estudos de Paulo Freire (2003, 2015) e Vygotsky (1999, 2001), para tratarmos sobre o conhecimento social construído na área rural e o princípio da dialogicidade defendida como instrumento de liberdade dos sujeitos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o trabalho didático promovido pelo maestro contribui significativamente para a formação humana e musical dos integrantes da Banda de Guanacés e desempenha um papel fundamental na transformação individual e coletiva do contexto socioeducacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Soares Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Bacharel e Licenciada em Música (UECE), especialista em Arte-Educação (FA7), especialista em Gestão Escolar (UFC), Mestre em Educação e doutoranda em Educação (UFC) com intercâmbio na Universidade de Laval. Atualmente é professora efetiva de Arte-Educação da rede estadual de ensino do Ceará e realiza pesquisas sobre os efeitos da metacognição no ensino coletivo entre as bandas de músicas.

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena - Música (2003) e mestrado em Música - área Música e Educação (2007), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em Música (Cotutela de Tese) em 2011 nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes). É membro do Comitê de Internacionalização da UFC e da Câmara das Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP. Líder do Grupo de Pesquisa PESQUISAMUS (CNPq), atua como pesquisador em diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais, sendo o coordenador brasileiro do projeto de cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá) intitulado "Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social" com financiamento da CAPES, da FUNCAP e do Ministério de Relações Internacionais do Canadá (PGCI/DFAIT 2015). É membro do Advocacy Standing Committee da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME) e é embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES, sendo responsável pelo setor América Latina. 

Referências

BESSA, Evânio Reis et al. Cascavel 300 Anos. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2001.

BOGDAN, R; TAYLOR, S. Introduction to qualitative research methods: a phenomenological approach to the social sciences. New York: J. Wiley, 1975.

CARVALHO, Vinícius Mariano de. A música militar na Guerra da Tríplice Aliança: notas documentais e manuscritos revelados. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

NASCIMENTO, M. A. T. Método Elementar para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Banda de Música “Da Capo”: um estudo sobre sua aplicação. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), 2007.

VYGOTSKY , L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, L.; LEONTIEV, A.; LURIA, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 2001.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3. ed. p. 32. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

GONÇALVES, C. S.; NASCIMENTO, M. A. T. Banda de música: educação musical como instrumento de liberdade e superação em meio aos jovens do campo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0035, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0035. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17493. Acesso em: 30 jan. 2023.