Saberes docentes da prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781722021025

Palavras-chave:

prática docente, prática pedagógico-musical, professor de música, Ensino Fundamental, ensino de música

Resumo

Este artigo teve por objetivo compreender quais são e como se articulam os saberes docentes da prática pedagógico-musical do professor licenciado em Música, do componente curricular Arte, dos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas da rede estadual de ensino de Mossoró (RN). Para este estudo, optou-se por adotar a abordagem qualitativa, apropriando-se do estudo de caso. Os dados foram construídos mediante entrevista semiestruturada, pesquisa documental e observações. O referencial teórico da pesquisa baseia-se nos estudos sobre saberes docentes de Tardif (2014), em alguns estudos da área da educação, como Freire (1996) e Pimenta (1996), e educação musical, como Beineke (2000) e Beaumont (2003). Os resultados demonstram que são diversos os saberes presentes na prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais saberes são adquiridos por meio da formação pré-profissional, que contempla os saberes da vivência familiar; da vida escolar e da trajetória musical; da formação profissional para o magistério, incluindo os cursos de formação inicial e continuada; são advindos dos livros didáticos, como também produzidos e validados pela própria prática docente. Percebeu-se que os saberes são integrados à prática docente de diversas formas e são mobilizados de acordo com as situações do ofício docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Gomes Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) , Campus Pau dos Ferros (CAPF). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Está como membro do Grupo de Pesquisa "Perspectivas em Educação Musical" da Licenciatura em Música da Universidade do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de música em múltiplos contextos, formação de professores de música, saberes docentes, musicalização infantil.

Giann Mendes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Metodologia do ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela UECE (1999). Tem experiência em ensino de música, com ênfase em Educação Musical, Ensino Coletivo de instrumento, Educação Musical a Distância e Tecnologias em Educação Musical. No segundo semestre de 2014, o professor Giann Ribeiro desenvolveu um projeto de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas em Educação Musical com bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação SETEC/ MEC e CNPq na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere/Finlândia. Atualmente é o Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN) e coordenador UAB/UERN.

Referências

ALMEIDA, Jéssica de. Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica. Santa Maria, 2016. 97/98f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

ARAÚJO, José Magnaldo de Moura. Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão. Natal, 2016. 197f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Formação docente do professor de música: reflexividade, competências e saberes. Revista Música Hodie, v. 6, n. 2, p. 141-152, 2006.

BEAUMONT, Maria. Paisagens polifônicas da música na escola: saberes e práticas docentes. Uberlândia, 2003. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2003.

BEINEKE, Viviane. O conhecimento prático do professor de música: três estudos de caso. Porto Alegre, 2000. 202f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, 18 de agosto de 2008, Seção 1, p.1.

BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 03 de maio de 2016, Seção 1, p.1.

DEL BEN, Luciana Marta. Concepções a ações de educação musical escolar: três estudos de caso. Porto Alegre, 2001. 340f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.

DEL BEN, Luciana Marta. Sobre ensinar música na educação básica: ideias de licenciandos em música. Revista da ABEM, Londrina. v. 20, n. 29, p. 51-61, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, 2002.

GOMES, Carolina Chaves. O ensino de música na educação infantil da cidade de Natal: concepções e práticas docentes. João Pessoa, 2011. 185f. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2011.

HENTSCHKE, Liane; AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho C. de; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Os saberes docentes na formação do professor: perspectivas teóricas para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 15, 49-58, set. 2006.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, 65-74, mar. 2004.

MACHADO, Daniela Dotto. Competências docentes para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio: visão dos professores de música. Porto Alegre, 2003. 147f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. Ed. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade. Ano XXII, nº 74, abr. 2001.

PENNA, Maura. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 35-43, mar. 2006.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, 49-56, mar. 2007.

PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, n. 7, p. 7-19, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre, Artmed, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 69-76, set. 2007.

SILVA, Lisa de Lisieux Dantas da. A construção dos saberes docentes: saberes dos professores de arte das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas em PE. Recife, 2007. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

23-06-2022

Como Citar

PEREIRA, Gustavo Gomes; RIBEIRO, Giann Mendes. Saberes docentes da prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 025–053, 2022. DOI: 10.5965/198431781722021025. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17405. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

INCLUSÃO E ARTE: DEBATES ATUAIS