MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CORRENTE ELÉTRICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Com base na lei (Lei 9394/96), que referenda a entrada e permanência de alunos com qualquer tipo de deficiência ao ensino oferecido pelas escolas e classes regulares públicas, este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir o conceito clássico de Corrente Elétrica, junto a estudantes com deficiência visual. A partir de atividades experimentais, categorizadas na literatura, foram desenvolvidas algumas adequações ao material e ao procedimento metodológico. Nos encontros, partiu-se das concepções originadas do senso comum dos estudantes, para em seguida, através dos conflitos, questionamentos e compartilhamentos originados e construídos por intermédio do reconhecimento tátil dos equipamentos e realização das atividades, fosse possível chegar aos conceitos científicos desejados.
Palavras-Chave: Atividades Experimentais; Ensino de Física; Física para Alunos com Deficiência Visual.
Abstract: Low-cost pedagogical materials for the teaching of electric current to visually deficient students. Current research is based on the 1996 Brazilian Law 9394 which made mandatory the admission and permanence of students with any kind of deficiency to classes in public government schools. Investigation aimed at elaborating and discussing the classical concept of electrical current for visually deficient students. Adaptation to materials and to methodological procedures was undertaken for the development of experimental activities found in the literature. Concepts hailing from students’ common sense were first discussed during the meetings. The expected scientific concepts were then arrived at through discussions, questionings and sharing which originated and were constructed through the tactile recognition of equipments and the undertaking of assignments.
Key-Words: Experimental Activities; Teaching of Physics; Physics for Visually Deficient Students.
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