Uma proposta à leitura de imagens por pessoas com deficiência visual

Autores

  • Andressa Dias Koehler Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Gerda Margit Schütz Foerste Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020291

Palavras-chave:

Deficiência visual, Audiodescrição, Acessibilidade, Barreiras comunicacionais.

Resumo

Este texto discute os impactos que as barreiras comunicacionais presentes em produtos audiovisuais não acessíveis podem causar a pessoas com deficiência visual em situações comunicativas diversas. Relata e analisa uma experiência com grupo focal desenvolvida em um instituto de cegos do Espírito Santo, com a apresentação de imagens dinâmicas e estáticas em duas condições: com e sem audiodescrição. Tece reflexões sobre a importância das imagens sob a ótica de Schütz-Foerste (2004), Ciavatta (2012), Koehler (2017) Wulf (2013), Sacks (2010), Bakhtin (2003), dentre outros autores. Conclui que a ausência de audiodescrição em produtos audiovisuais impõe limitações à formação de leitores com deficiência visual no que diz respeito aos textos imagéticos, comprometendo a leitura de imagens como intertexto, representação e fonte histórica, o que influencia diretamente na construção identitária desses sujeitos. Ademais, a escassa experiência com processos miméticos que remetem a produtos, cenas, arranjos e representações históricas e culturais, por parte desse público, pode limitar ainda a aquisição e a transmissão de bens culturais entre gerações de pessoas do mesmo contexto.

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Biografia do Autor

Andressa Dias Koehler, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Literatura, Linguística e Produção de Texto do Departamento de Linguagens, Culturas e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação. Estudos e experiência na área de deficiência visual, literatura, audiodescrição e Braille.

Gerda Margit Schütz Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Linha de Pesquisa Educação e Linguagens
Programa de Pós Graduação em Educação
Centro de Educação 
Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

KOEHLER, Andressa Dias; FOERSTE, Gerda Margit Schütz. Uma proposta à leitura de imagens por pessoas com deficiência visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 291–311, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020291. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15885. Acesso em: 20 nov. 2024.