Educação a distância: a oportunidade de inclusão dos idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0005

Palavras-chave:

educação a distância, tecnologias de informação e comunicação, idosos, inclusão

Resumo

Este estudo teve como objetivo contribuir para o fomento de maiores discussões acerca da inclusão social dos idosos mediante a EaD, utilizando como metodologia a Revisão Narrativa de Literatura. Buscou-se por publicações inerentes ao assunto datadas entre os anos 1994 e 2018, selecionando-se um total de 21 obras. Estas, por sua vez, foram discutidas em quatro categorias: Contexto da educação para idosos; O envelhecimento como fator de exclusão e incapacidade; A relação entre idosos, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Educação a Distância (EaD); Educação a Distância e inclusão. Os resultados desta pesquisa mostraram que a Educação a Distância se constitui como uma modalidade que propicia a inclusão dos idosos na sociedade, todavia, evidenciou-se a existência, no Brasil, de uma cultura enraizada que associa o envelhecimento humano a exclusão e incapacidade, como também, evidenciou-se a carência de métodos de ensino, didática e profissionais qualificados para tal realidade. Desta maneira, espera-se que este estudo contribua para fomentar maiores discussões sobre o assunto, culminando em outros projetos que venham a beneficiar os idosos.

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Biografia do Autor

Rosicleia Arruda de Souza, Mato Grosso State University

Especialista em Ensino a Distância pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil. Bacharela em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

SOUZA, Rosicleia Arruda de. Educação a distância: a oportunidade de inclusão dos idosos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0005, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15552. Acesso em: 20 nov. 2024.