Inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais: a formação dos licenciandos de geografia

Autores

  • Raquel Mendonça Salvalágio Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Roberta Negrão de Araujo Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Inclusão, Ensino, Geografia,

Resumo

O presente estudo busca compreender a formação inicial dos professores, em especial dos licenciandos em Geografia para a inclusão de educandos que são público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino regular. Adota, como referenciais teóricos para compreensão da importância da formação docente, Pimenta (1996, 2002 e 2005) e Tardif (2000, 2014), além da análise de documentos legais, como o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura (PPC-2011) ofertado por uma universidade pública do Paraná. Apresenta como questão de investigação: De que maneira as disciplinas do curso de Geografia  contribuem para a formação docente frente à inclusão no ensino regular? A pesquisa bibliográfica fundamentou a coleta de dados, por meio de entrevista, junto aos  licenciandos, tendo como objetivo geral: analisar a formação do licenciando em Geografia frente à inclusão escolar. E como objetivos específicos: (a) Apresentar o curso de Licenciatura em Geografia investigado; (b) Conceituar a formação docente para o ensino; (c) Definir a importância da inclusão do aluno com NEE no ensino regular e (d) Expor e analisar os dados coletados nas entrevistas realizadas com os licenciando em Geografia. Conclui que a formação inicial é indispensável para o bom desenvolvimento do profissional na educação e que esta deve se consolidar por meio da formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Mendonça Salvalágio, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP (2010-2013); Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nos Transtornos do Neurodesenvolvimento pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP (2016-2017); Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP/CCP com previsão de conclusão no ano de 2019.

Referências

AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Trajetória e Perspectivas, Curitiba, v. 12, n. 37, p.997-1026, out. 2012. Trimestral. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/data/area/publicacoes/download/4-4.PDF>. Acesso em: 02 fev. 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. Disponível em: https://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.pdf

______. Lei n. 9394/96. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 03 fev 2017.

______. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria da Educação Especial: MEC, SEESP, 2001.

______/CNE/CP. Resolução nº 01 - CNE/CP, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Seção 1, p. 31, 9 de abr. 2002. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pnaes/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12861-formacao-superior-para-a-docencia-na-educacao-basica>. Acesso em: 03 fev. 2017

______. Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 10 maio 2017.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

______. Ministério da Educação. CNE/CEB. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

_______. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 04 fev. 2017.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. Ensino da Geografia: Palavras Iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. Ensino de Geografia: Caminhos e Encantos. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2016.

______. O ensino de Geografia: Considerações Ainda Iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. Ensino de Geografia: Caminhos e Encantos. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2016.

FIGUEIRA, Emílio. O que é educação inclusiva. São Paulo: Brasiliense, 2013.

FRIAS, Elzabel Maria Alberton; MENEZES, Maria Christine Berdusco. Inclusão Escolar Do Aluno Com Necessidades Educacionais Especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MELLO, Guiomar Namo De. Formação Inicial De Professores Para A Educação Básica: Uma (Re)Visão Radical. São Paulo Em Perspectiva, São Paulo, V. 1, N. 14, P.98-110, Jun. 2000. Semestral. Disponível Em: . Acesso Em: 01 Fev. 2017.

PARANÁ/SEED/SUED. Instrução nº 16/2011, de 22 de novembro de 2011. Curitiba, PR, 22 nov. 2011. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes/Instrucao162011.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2017.

PARANÁ Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia (PPC-2011). Universidade investigada. Local, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p.72-89, dez. 1996. Semestral. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317>. Acesso em: 01 fev. 2017.

______. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2002. Cap. 1. p. 15-34.

______. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e critica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Cap. 1. p. 17-52.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

______. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p.5 – 24, 2000.

TOZETTO, Soares Suzana; WENGZYNSK, Danielle Cristiane. A Formação Continuada Face As Suas Contribuições Para A Docência. In: Seminário De Pesquisa Em Educação Da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais. Caxias do Sul: Ucs, 2012. p. 01 - 15. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2107/513>. Acesso em: 26 out. 2016.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

SALVALÁGIO, Raquel Mendonça; DE ARAUJO, Roberta Negrão. Inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais: a formação dos licenciandos de geografia. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 142–165, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11856. Acesso em: 20 nov. 2024.