Muralismo: arte, cultura e pós-humanismo

Autores

  • Tiago Scalvenzi Sául Instituto Federal do Paraná Campus Palmas
  • Magda Salete Vicini Instituto Federal do Paraná
  • Neuza de Fátima Fonseca Instituto Federal do Paraná Campus Palmas
  • Douglgas Colombelli Parra Sanches Instituto Federal do Paraná CAmpus Palmas
  • Luiz Ney Todero
  • Francesca Ferrando Universidade de Nova Iorque - EUA
  • Samuel Gajosz Vaz Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Arte, Muralismo, Cultura, Pós-humanismo,

Resumo

Este projeto de pesquisa e extensão teve como objetivo pensar a arte do mural como representação de culturas e etnias formadoras do município de Palmas (PR), a partir da concepção do pós-humanismo em sua vertente crítica e o conceito de “inclusivismo situado” proposto pela filósofa italiana Francesca Ferrando; questionando o conceito de cultura, visando uma proposta de criação e execução de um mural. Apresenta-se um breve histórico da formação étnica indígena da Terra Indígena Kaingang e quilombola das Comunidades Quilombola Maria Adelaide Trindade Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira, cujas culturas possuem pouca referência e visibilidade entre os habitantes que integram e participam do cotidiano e da história deste município, assim como sírio-libaneses e japoneses, fato que motivou essa pesquisa. Conceitua-se a arte do mural como proposta de produção artística com viés social, utilizando a metodologia pós-humana; a metodologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica exploratória e aplicada com a produção de pintura mural; e ainda, entrevistas pós produção artística aos representantes das etnias que compõem o mural. O mural elaborado a partir desta pesquisa está instalado no IFPR – Campus Palmas.

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Biografia do Autor

Magda Salete Vicini, Instituto Federal do Paraná

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFPR Campus Palmas, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais;Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC - SP), Mestre em Educação, ARte e História da Cultura (Mackenzie - SP).

Neuza de Fátima Fonseca, Instituto Federal do Paraná Campus Palmas

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFPR Campus Palmas, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais; Especialista em Letras e Artes (UNICS) e Metodologia do Ensino de Arte (UNINTER)

Douglgas Colombelli Parra Sanches, Instituto Federal do Paraná CAmpus Palmas

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFPR Campus Palmas, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais;Mestre em Estudos de Linguagem (UFSM)

Luiz Ney Todero

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFPR Campus Palmas, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais; Mestrado em Artes Visuais (UFBA)

Francesca Ferrando, Universidade de Nova Iorque - EUA

Professora Doutora do Núcleo de Estudos Liberais na Universidade de Nova Iorque; Dra. em Filosofia peal Universidade Três de Roma (Itália); Artista performer; Coordenadora dos eventos Posthuman Conference (evento itinerante) e Global Symposium (NYU).

Samuel Gajosz Vaz, Instituto Federal do Paraná

Bolsista PRADI, Graduando de Licenciatura em Artes Visuais (IFPR Campus Palmas)

Referências

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VIDEOS:

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Publicado

01-04-2019

Como Citar

SÁUL, Tiago Scalvenzi; VICINI, Magda Salete; FONSECA, Neuza de Fátima; SANCHES, Douglgas Colombelli Parra; TODERO, Luiz Ney; FERRANDO, Francesca; VAZ, Samuel Gajosz. Muralismo: arte, cultura e pós-humanismo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 50–77, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11444. Acesso em: 28 mar. 2024.