Sobre ser professor-artista-etc e vice-versa, ou como construir escolas de arte

Autores

  • Mônica Hoff Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267312017028

Resumo

Entre 1970 e 1974, Allan Kaprow escreveu aqueles que seriam textos seminais para pensar as relações entre arte, filosofia e educação no contexto da arte. Refiro-me aqui à trilogia A educação do an-artista. As partes I e II do texto, publicadas no Brasil nos anos de 1990, têm sido constantemente analisadas, discutidas e atualizadas em debates internacionais sobre as contribuições do artista para os campos da arte e da educação (da arte) há, pelo menos, duas décadas. Sobre a parte III, no entanto, ainda se versa muito pouco. O presente artigo busca, a partir de ponderações feitas por Kaprow nesta última parte da trilogia, e, principalmente, do que ali não está contemplado, refletir e discutir sobre projetos que pensam artisticamente a academia, ou projetos de arte que se apresentam como escolas, e o papel do artista-professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Hoff, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, sob a orientação da Profa. Dra. Regina Melim Cunha, no PPGAV/UDESC.Mestre em Artes Visuais, nalinha de História, Teoria e Crítica de Arte, pelo PPGAV/UFRGS (2014), com  pesquisa financiada pela CAPES; especialista em  Pedagogiada Arte, pelo PPGEDU/UFRGS 2008); e bacharel em Artes Plásticas pelo IA/URGS (2002). Atua como artista, curadora e pesquisadora, com pesquisa no âmbito das relações entre arte e educação no contexto artístico contemporâneo com especial atenção para temas como mediação cultural, públicos, curadoria educativa e programas públicos. De 2006 a 2014, foi responsável pela coordenação geral do Projeto Pedagógico da Bienal do Mercosul (POA/BR), atuando também como curadora de base na nona edição do evento, realizada em 2013. Desde então vem colaborando com instituições culturais como Colección Cisneros, Alumnos 47, Casa Daros, New Museum, Liverpool Biennial, Instituto Mesa, Circuito Líquido, entre outros. Em 2011 e 2013, respectivamente, organizou as publicações Pedagogia no campo expandido, com Pablo Helguera; e A Nuvem e Manual para Curiosos, com Sofía Hernandez Chong Cuy.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Como Citar

HOFF, Mônica. Sobre ser professor-artista-etc e vice-versa, ou como construir escolas de arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.5965/24471267312017028. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/9489. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática