DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS): CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Alba Regina Battisti de Souza UDESC
  • Lourival José Martins Filho UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267312017040

Palavras-chave:

Formação docente, Saberes docente, Educação básica, PIBID

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente considerando produções teóricas e políticas voltadas para a formação, mais especificamente o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As questões orientadoras são: quais os principais desafios e perspectivas para a docência segundo as produções teóricas em evidência? Como os bolsistas de ID (Iniciação à Docência) percebem as influências do PIBID na sua formação? Quais as relações entre as premissas teóricas e a efetiva contribuição do PIBID na formação dos licenciandos? Trata de um estudo bibliográfico conjugado com análise documental. A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram discutidos considerando princípios da análise de conteúdo. Dentre as tendências identificadas nas produções teóricas destacam-se: a concepção de docência como uma profissão altamente complexa na qual os professores lidam com interações humanas e situações diversas e adversas nas quais precisam mobilizar saberes, por exemplo, aqueles relacionados à própria experiência; o princípio do “protagonismo docente”, no qual os professores são vistos como sujeitos, autores e mentores da construção de sua identidade profissional traçada ao longo do processo de formação inicial e no exercício da profissão; a relação universidade e instituições escolares numa perspectiva de integração de propostas e projetos de formação. Em vários aspectos há certa consonância entre as produções sobre a formação docente e as vivências dos Bolsistas de ID sobre o Programa, como foi possível identificar nos relatos: propicia uma maior articulação entre teoria e prática; promove um reconhecimento mais aprofundado do contexto escolar e, em especial, da sala de aula; viabiliza a construção de saberes específicos para a prática docente, com crescente autonomia e protagonismo.

 

 

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Biografia do Autor

Alba Regina Battisti de Souza, UDESC

Professora Associada do Departamento de Pedagogia. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil. Estágio Pós-doutoral em Educação na UNISINOS/RS.

Lourival José Martins Filho, UDESC

Professor Associado do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação  em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil. Estágio Pós-doutoral em Educação e Religião na PUC/PR.   

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Publicado

2017-04-10

Como Citar

SOUZA, Alba Regina Battisti de; FILHO, Lourival José Martins. DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS): CENÁRIOS E PERSPECTIVAS. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.5965/24471267312017040. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/9088. Acesso em: 20 nov. 2024.

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