Imagens Narradas: educação e vida em duas (e mais) ficções
DOI:
https://doi.org/10.5965/2447267222016075Palavras-chave:
Arte, Educação, Vida, Imagens, FicçõesResumo
Esse texto aborda os vínculos entre educação e vida, através de uma
situação de ensino e aprendizagem de arte criada na intersecção de duas
ficções: “Tendo uma experiência” de John Dewey e “Onde fica a casa de meu amigo” de Abbas Kiarostami.
Downloads
Referências
BENJAMIM, W. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
BENJAMIM, W. Origem do Drama Trágico Alemão. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
BORGES, J. L. Obras Completas de Jorge Luis Borges. Vol.1. São Paulo: Globo, 1999.
DEWEY, J. Art as experience. New York: Penguin Group, 2005.
DEWEY, J. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIDI-HUBERMAN, G. Ante el Tiempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2008.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. 1ª. reimp. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2005.
DUSSEL, I; ABRAMOWSKI, A.; IGARZÁBAL, B.; LAGUZZI, G. Aportes de la Imagen
en la Formación Docente: Abordajes conceptuales y pedagógicos. Disponível em <
http://cedoc.infd.edu.ar/upload/24_2010_Documento_Pedagogias_de_la_Imagen Ines_Dussel_y_otros_version_preliminar.pdf> Acesso em 01 abr. 2012.
MATOS, O. C. F. O iluminismo visionário: Benjamin, leitor de Descartes. 1ª. reimp. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1999.
MENESES, U. T. B. Da Arqueologia Clássica ao Patrimônio Cultural: os sentidos da cultura material e seus desdobramentos. Disponível em
<http://comunicacao.fflch.usp.br/sites/comunicacao.fflch.usp.br/files/outor ga_ulpiano.pdf> Acesso em 01 abr. 2012.
MENESES, U. T. B. Entrevista concedida ao jornal Cores Primárias. Disponível em
Acesso em 01 abr. 2012. RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. 1ª. reimp. Campinas: Editora Unicamp, 2008.
ROSA, G. Primeiras Histórias. 49ª. imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
TEIXEIRA, M. C. S. Pedagogia do Imaginário e função imaginante: redefinindo o sentido da educação. Disponível em < www.revistas2.uepg.br> Acesso em 01 abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.