Imagens Narradas: educação e vida em duas (e mais) ficções

Autores

  • Rita Luciana Berti Bredariolli IA-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2447267222016075

Palavras-chave:

Arte, Educação, Vida, Imagens, Ficções

Resumo

Esse texto aborda os vínculos entre educação e vida, através de uma
situação de ensino e aprendizagem de arte criada na intersecção de duas
ficções: “Tendo uma experiência” de John Dewey e “Onde fica a casa de meu amigo” de Abbas Kiarostami.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Luciana Berti Bredariolli, IA-UNESP

http://lattes.cnpq.br/0970761217541525
Doutora em Artes, linha de pesquisa Teoria, Ensino e Aprendizagem pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP e mestre pela mesma instituição. Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Atualmente é professora Assistente Doutora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", IA - UNESP e coordenadora do GPIHMAE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação)

Referências

BENJAMIM, W. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

BENJAMIM, W. Origem do Drama Trágico Alemão. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BORGES, J. L. Obras Completas de Jorge Luis Borges. Vol.1. São Paulo: Globo, 1999.

DEWEY, J. Art as experience. New York: Penguin Group, 2005.

DEWEY, J. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIDI-HUBERMAN, G. Ante el Tiempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2008.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. 1ª. reimp. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2005.

DUSSEL, I; ABRAMOWSKI, A.; IGARZÁBAL, B.; LAGUZZI, G. Aportes de la Imagen

en la Formación Docente: Abordajes conceptuales y pedagógicos. Disponível em <

http://cedoc.infd.edu.ar/upload/24_2010_Documento_Pedagogias_de_la_Imagen Ines_Dussel_y_otros_version_preliminar.pdf> Acesso em 01 abr. 2012.

MATOS, O. C. F. O iluminismo visionário: Benjamin, leitor de Descartes. 1ª. reimp. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1999.

MENESES, U. T. B. Da Arqueologia Clássica ao Patrimônio Cultural: os sentidos da cultura material e seus desdobramentos. Disponível em

<http://comunicacao.fflch.usp.br/sites/comunicacao.fflch.usp.br/files/outor ga_ulpiano.pdf> Acesso em 01 abr. 2012.

MENESES, U. T. B. Entrevista concedida ao jornal Cores Primárias. Disponível em

Acesso em 01 abr. 2012. RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. 1ª. reimp. Campinas: Editora Unicamp, 2008.

ROSA, G. Primeiras Histórias. 49ª. imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

TEIXEIRA, M. C. S. Pedagogia do Imaginário e função imaginante: redefinindo o sentido da educação. Disponível em < www.revistas2.uepg.br> Acesso em 01 abr. 2012.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. Imagens Narradas: educação e vida em duas (e mais) ficções. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.5965/2447267222016075. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/8498. Acesso em: 20 nov. 2024.