Chamas e Manchas

Autores

  • Talita Gabriela Robbes Esquivel

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267112015125

Palavras-chave:

Queima, Mancha, Hibridismo

Resumo

O presente texto consiste no memorial descritivo dos trabalhos realizados na disciplina Meios de Produção e Práticas Híbridas, ministrada pelo Prof. Dr. Agnus Valente, do curso de Pós-Graduação em Artes da UNESP, adaptado para participação na Jornada de pesquisa da UNESP, com o título Manchas de calor, com pequenas alterações para esta publicação da Revista Apotheke. Trata-se de trabalhos realizados por meio da queima, em forno à lenha, de manequins plásticos sobre suportes de metal. A produção girou em torno do calor e do formato do corpo, resultando em manchas nas placas de metal. O texto, em ordem cronológica, foca no processo criativo e abrange a produção física dos trabalhos e seus resultados. Isto é, discorre sobre o modo como foram feitos e sobre os resultados visuais dos trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAJTIN, Mijail. La cultura popular en la Edad Media y en el Renacimiento. Alianza Editorial, S.A, Madrid, 1987.

CEIA, Carlos. Dicionário de termos literários: híbrido. Disponível em:

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=view link&link_id=240&Itemid=2. Acesso em: agosto de 2014.

COSTA, Cláudia Cristina. Corpos Híbridos: a construção do corpo humano na modernidade a partir da arte e da tecnologia. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UTFPR, 2009. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/170/1/CT_ PPGTE_M_Costa%2c%20Claudia%20Cristina_2009.pdf. Acesso em: agosto de 2014.

FREUD, S. O estranho. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Vol. XVII, páginas 273-318. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (Trabalho original publicado em 1919).

KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. 1ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MORAES, Angélica de. Pintura reencarnada. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Paço das Artes, 2005.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2012.

SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon: a brutalidade dos fatos. Tradução: Maria Teresa Resende Costa. São Paulo: Cosac & Naify Edições Ltda, 1995.

VALENTE, Agnus. ÚTERO portanto COSMOS: Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de um Sky-Art Interativo. 2008. 237p. Tese (Doutorado em Artes Visuais) Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/. Acesso em: agosto de 2014.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

ESQUIVEL, Talita Gabriela Robbes. Chamas e Manchas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2022. DOI: 10.5965/24471267112015125. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/6544. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática