A perspectiva de John Dewey sobre experiência, tecnologia e aprendizagem: um estudo contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025052

Palavras-chave:

John Dewey, Educação, Tecnologia, Aprendizagem

Resumo

O artigo analisa o pensamento do filósofo norte-americano John Dewey e como suas ideias ainda podem influenciar a educação contemporânea, amplamente permeada por artefatos tecnológicos. Sugerimos a interpretação da teoria da investigação deweyana em uma perspectiva tecnológica. Para isso, adotamos uma visão ampliada de tecnologia, vista, não apenas como um conjunto dispositivos, mas como qualquer ferramenta, física ou teórica, construída para resolução de problemas. Nesse sentido, destacamos que a aprendizagem significativa só ocorrerá quando inserida em contextos de construção e utilização desses artefatos tecnológicos, tanto físicos quanto teóricos. É o que denominamos “ciclo tecnológico da aprendizagem”. Argumentamos ainda que esse processo envolve, necessariamente, a busca de solução de problemas em um contexto de problematização, investigação e colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Mariano Placides, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). É doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia americana, pragmatismo, epistemologia, filosofia da ciência, bioética, ceticismo, ensino híbrido e educação.

José Wilson da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação atuando no curso de Sistema de Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Aposentado de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, arquitetura de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.

Referências

ARGOLO, Eráclito de Souza. Trajetórias conceituais intencionais de ensino e aprendizagem: investigação em fluxo temporal em espaços e contextos nos processos educacionais em EaD. 2016. Tese. Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. DINTER. 2016.

BANNEN, Mike. Just a Tool? John Dewey’s Pragmatic Instrumentalism and Educational Technology. 2018 (Submitted to the graduate degree program in Social & Cultural Studies in Education and the Graduate Faculty of the University of Kansas in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy). 2018

COPE, B.; KALANTZIS, M. Ubiquitous-learning. An agenda for educational transformation. In: KIDD, T.; CHEN, I. (Ed.). Ubiquitous Learning: strategies for Pedagogy, course design and technology. USA: Information Age Publishing Inc, 2011.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. The Things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: Cope, Bill; Kalantzis, Mary (Orgs.). A pedagogy of multiliteracies: Learning by design. Springer, 2015.

CUBAN, L. Oversold and Underused: Computers in the Classroom. Cambridge, MA: Harvard University Press. 2001.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John. Interest and Effort in Education. Cambridge - Massachusetts: The Riverside Press Cambridge, 1913.

DEWEY, John. Essays In Experimental Logic. The University Of Chicago, Illinois. The University Of Chicago Press, 1916

DEWEY, John. Problems of men. New York : Philosophical Library, 1946

DEWEY, John. Experiência e educação. 2.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad. G. Rangel e A. Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

HICKMAN, Larry (1991): John Dewey’s Pragmatic Technology. Indiana, USA: Indiana University Press, 1990.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

PLACIDES, Fernando Mariano; COSTA, José Wilson da. A perspectiva de John Dewey sobre experiência, tecnologia e aprendizagem: um estudo contemporâneo. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 052–064, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025052. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27041. Acesso em: 8 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)