A perspectiva de John Dewey sobre experiência, tecnologia e aprendizagem: um estudo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025052Palavras-chave:
John Dewey, Educação, Tecnologia, AprendizagemResumo
O artigo analisa o pensamento do filósofo norte-americano John Dewey e como suas ideias ainda podem influenciar a educação contemporânea, amplamente permeada por artefatos tecnológicos. Sugerimos a interpretação da teoria da investigação deweyana em uma perspectiva tecnológica. Para isso, adotamos uma visão ampliada de tecnologia, vista, não apenas como um conjunto dispositivos, mas como qualquer ferramenta, física ou teórica, construída para resolução de problemas. Nesse sentido, destacamos que a aprendizagem significativa só ocorrerá quando inserida em contextos de construção e utilização desses artefatos tecnológicos, tanto físicos quanto teóricos. É o que denominamos “ciclo tecnológico da aprendizagem”. Argumentamos ainda que esse processo envolve, necessariamente, a busca de solução de problemas em um contexto de problematização, investigação e colaboração.
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