Formar formas em formação: abordagem experiencial e inventiva das artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025227

Palavras-chave:

Artes Visuais, Educação Estética, Experiência, Invenção, Narrativas de Si

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem experiencial e inventiva das artes visuais, explorando processos de aprendizagem e feitura de sentidos a partir da experiência estética. Como referência, toma-se o curta-metragem NoirBlue – Deslocamentos de uma Dança (2018), de Ana Pi, investigando seu processo criativo, no qual a artista inventa maneiras próprias de expressão. A partir da produção de sentidos ancorada no vivido, delineiam-se quatro tomadas de posição no ensino das artes visuais: fazer-se presente, fazer soar as experiências, abrir brechas e transcender epistemologicamente. Além disso, o artigo apresenta o projeto poético-pedagógico Afetos da Memória em Visualidades Campesinas, desenvolvido por estudantes de um curso de Educação do Campo, evidenciando como essa abordagem pode aproximar a arte da vida, integrando produções artísticas, sujeitos da experiência e seus espaços de vivência.

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Biografia do Autor

Hertha Tatiely Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professora na Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG, 2023)

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

SILVA, Hertha Tatiely. Formar formas em formação: abordagem experiencial e inventiva das artes visuais . Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 227–242, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025227. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26409. Acesso em: 8 jul. 2025.